NotíciasEmpresários da ACIL receberam representante da Vigilância Sanitária de Lages

19/09/2018 - 16:23 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Promover e proteger a saúde da população é a principal finalidade da Vigilância Sanitária. As principais dificuldades encontradas no cumprimento destas ações foram relatadas aos empresários da Associação Empresarial de Lages (ACIL), pelo agente de Vigilância Sanitária, Juarez Pereira da Silva Filho, na reunião desta segunda feira, 17/09.

A Vigilância Sanitária possui o cadastro de 20 mil empresas em Lages, sendo que, destas empresas mais de 17 mil estão ativas e todas são fiscalizadas. Juarez relatou que os manipuladores de alimentos são a maior preocupação dos agentes da Vigilância Sanitária, pois mesmo que a empresa esteja cumprindo todas as exigências, se o manipulador for ao banheiro e não lavar as mãos adequadamente isso pode gerar uma série de danos à saúde da população. Eles precisam ter consciência de que devem seguir a lei.

Juarez explicou que quando ocorre a fiscalização e são encontrados itens que não estão de acordo com a lei, é dado um prazo para o empresário se adequar. Segundo ele, esses prazos são bem elásticos, uma medida mais drástica só é tomada quando há riscos reais à saúde da população. “Nesse caso, fechamos o estabelecimento imediatamente, até que aquele risco seja eliminado”, falou.

Uma das ações relatadas por Juarez diz respeito à educação sanitária. “Estamos elaborando na Vigilância Sanitária a educação sanitária para que tenhamos condições de educar os manipuladores de alimentos e assim, proteger a saúde da população”, explicou o agente. .