NotíciasNúcleo de Saúde e Segurança promove palestra sobre ergonomia

12/09/2018 - 17:22 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

O Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho da Associação Empresarial de Lages (ACIL) promoveu na noite desta terça feira, 11/09, na sede da entidade, a palestra “Ergonomia e suas perspectivas atuais”, com Vanessa Marques Camargo, fisioterapeuta e mestre em ergonomia. Ela abordou assuntos como saúde, segurança, conforto e desempenho eficientes.

A palestrante destacou que a Norma Regulamentadora 17 (NR-17) visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. “As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho”, destacou ela.

Outro aspecto abordado por Vanessa diz respeito ao e-Social e a ergonomia. Segundo ela, o e-social irá exigir mais informações a respeito dos trabalhadores e consequentemente deve-se ter uma maior cuidado com o ambiente de trabalho e exames ocupacionais, pois a fiscalização será maior. “Não se trata de uma nova obrigação tributária acessória, mas uma nova forma de cumprir obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias já existentes.Com isso, ele não altera as legislações específicas de cada área, mas apenas cria uma forma única e mais simplificada de atendê-las”, finalizou.


Galeria de imagens