NotíciasJantar palestra sobre cenário econômico lota auditório da ACIL

24/07/2018 - 17:35 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Cenário internacional, finanças públicas, taxa de câmbio, inflação e juros e atividade foram os temas abordados pelo economista Pedro Ramos no jantar palestra “Cenário econômico e perspectivas”, realizado pela Associação Empresarial de Lages (ACIL), em parceria com o Sicredi, na noite desta segunda feira, 23/07, no auditório da associação.

Em seu discurso de abertura, o presidente da ACIL, Sadi Montemezzo ressaltou a importância da parceria com o Sicredi que disponibiliza uma linha de crédito com taxa de juros diferenciadas para empresas associadas à ACIL. Também destacou a conclusão das obras da secretaria que ficou mais ampla, possibilitando receber as pessoas com maior qualidade e conforto, além da implantação de uma plataforma elevatória que garante acessibilidade ao pavimento superior, onde a Junta Comercial foi instalada.

Segundo Ramos, no cenário econômico, hoje há uma clara razão para a economia brasileira crescer. O que está atrapalhando esse crescimento e que já fez grande parte dos economistas reduzir o percentual de crescimento do Brasil para 2018, é a política. “A economia não respondeu da forma esperada justamente por conta das eleições, da incerteza política. Para que a economia volte a funcionar a gente tem que ter, no mínimo, uma certa estabilidade na contas públicas e confiança de que as coisas irão melhorar”, destacou.

Sobre o cenário político, Ramos comentou que há muitos candidatos disputando os mesmos eleitores, mas nenhum grande favorito, e os partidos que lideram as pesquisas eleitorais detém, até o momento, pouco tempo de televisão e pequena parcela do fundo partidário.

Outro dado apresentado pelo economista mostra que há um grande desequilíbrio nas contas públicas. “Desde 2010, a dívida da conta pública do Brasil cresceu mais de 25%.  Para estabilizar a dívida, o PIB brasileiro precisaria ter um crescimento de 3%, ou seja, ter um incremento de R$ 189 bi na economia”, explicou. A projeção do PIB para 2018 é de 1,5%. “Para elevar nosso crescimento de longo prazo, temos que aprender fazer mais com menos, ou seja, aumentar a produtividade da economia”, finalizou.

Após a palestra foi servido um saboroso jantar aos presentes, finalizando assim, uma noite agradável e de muito aprendizado.