NotíciasDiretoria da ACIL recebe Comandante do 1º Batalhão Ferroviário

03/07/2018 - 17:50 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A frente do comando do 1º Batalhão Ferroviário de Lages desde janeiro de 2018, o Tenente Coronel Cleber Machado Arruda participou da reunião da diretoria da Associação Empresarial de Lages (ACIL) realizada nesta segunda feira, 02/07. Na ocasião, o Comandante relatou aos empresários as obras que estão sendo realizadas pelo Batalhão e licitações.

Em Santa Catarina, o 1º Batalhão Ferroviário está realizando a implantação da Rodovia Caminhos da Neve (SC-114), em São Joaquim, uma obra no valor de R$ 9,9 milhões e com previsão de término em junho de 2019. E iniciou em fevereiro de 2018, a restauração do acesso ao Morro da Igreja em Urubici. A obra está orçada em R$ 29,4 milhões e tem previsão de conclusão em 21 meses. Outra obra realizada pelo Batalhão é a pavimentação em concreto armado em Organizações Militares do Comando Militar do Sul em Santa Maria (RS), que inclui o 29° Batalhão de Infantaria Blindada, o 6° Batalhão de Artilharia Antiaérea Autopropulsada e o 4° Batalhão Logístico.

Segundo o Comandante há 110 processos licitatórios em andamento no valor total de R$ 120 milhões e fez um apelo para que empresários lageanos participem dos pregões eletrônicos. “As empresas locais não participam dos pregões, o que é uma pena pois licitamos cerca de R$ 5 milhões por ano, apenas com alimentos. Um valor que poderia ficar na cidade, mas acaba indo para outras regiões”. Como algumas licitações são feitas para aquisição produtos durante o ano, ele explicou que há possibilidade de fazer um adequamento de valores, basta o fornecedor fazer a solicitação.

Para participar dos pregões eletrônicos, basta que o fornecedor faça seu cadastro no Sistema Unificado de Cadastramento de Fornecedores (SICAF). Uma vez inscrito no sistema estará apto a participar de pregões de qualquer órgão ou entidade integrante do Sistema Integrado de Serviços Gerais (SISG), em todo o território nacional, independente do local onde tenha ocorrido o cadastramento.

O cadastro é 100% digital e deve ser feito no site www.comprasgovernamentais.gov.br.