NotíciasModelos de tomada de decisão foi o tema do sétimo módulo do PGVE

25/05/2018 - 14:17 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A Associação Empresarial de Lages (ACIL) realizou nos dias 23 e 24 de maio, o sétimo módulo do Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE), onde o professor Wander mendes abordou o tema Modelos de Tomada de Decisões. Durante o encontro, o professor abordou questões como a arquitetura de escolhas; neuroeconomia; armadilhas e vieses; big data e a competência analítica nos processos decisórios; percepção; julgamento e resolução de problemas.

Como saber qual a melhor decisão a ser tomada? Segundo o professor, o processo de tomada de decisão em uma empresa é algo complexo e incerto, pois qualquer escolha tem um grande número de varáveis. “Nossas decisões são influenciadas por crenças, momento da vida, experiências passadas e uma centena de outros fatores. Para tomar decisões melhores, o possível a ser feito é saber como a mente funciona. Quando ignoramos os caminhões que o pensamento toma dentro do cérebro, caímos em armadilhas de compreensão e decidimos errado”, falou.

Para se tomar uma decisão assertiva é necessário seguir uma estrutura básica que auxiliará neste processo. As etapas são: entender o problema, incluindo o contexto ou distintos contextos e cenários possíveis; estabelecer critérios de escolha segundo os objetivos do decisor ou da empresa; criar alternativas e estabelecer influências entre as variáveis das alternativas e dos objetivos; coletar informações para estimar as consequências de cada alternativa e para gerar outras alternativas; avaliar as alternativas quanto a custos, resultados, riscos e outros objetivos estabelecidos; escolher e implementar; acompanhar resultados e se necessário voltar à primeira etapa.

O empresário Carlos Eduardo de Liz foi o convidado deste módulo. Ele é professor da Universidade do Planalto Catarinense, assessor de prestação de contas de projetos e diretor da Incubadora Tecnológica MIDILages, Diretor Interino da Fundação UNIPLAC e Conselheiro Administrativo do Banco da Família. O empresário compartilhou informações sobre o modelo de tomada de decisões utilizada pelo Banco da Família.

O próximo encontro do PGVE está agendado para os dias 20 e 21 de junho, onde será abordado o tema Sustentabilidade do Negócio. O PGVE é promovido pela ACIL, em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Fundação Empreender e Unisociesc.