NotíciasNúcleo de Gastronomia recebe gerência da Vigilância Sanitária

05/04/2018 - 11:34 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A fiscalização que tem ocorrido em bares e restaurantes de Lages, e que muitas vezes está resultando no fechamento do estabelecimento, tem causado muita preocupação aos empresários do setor. Para tentar entender como funciona essa fiscalização e como proceder nesse caso, o Núcleo de Gastronomia de Lages convidou o gerente da Vigilância Sanitária, Paulo Roberto Branco, e os fiscais Jacir Pasetto e Pedro Poroski Junior para a reunião do núcleo realizada na última quarta-feira (04/04), na ACIL.

Na ocasião, o gerente da Vigilância Sanitária esclareceu que a ordem correta para obtenção do alvará de funcionamento é primeiro passar pela análise do REGIN, em seguida passa pela Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros. Após esses procedimentos deve-se pagar os tributos para emissão do alvará do município e, por último, solicitar o alvará junto a Polícia Civil.

Na sequência, Branco explicou que o papel principal da Vigilância Sanitária é de prevenção e orientação, mas os empresários têm dificuldade com os funcionários que manipulam alimentos. “O manipulador tem que saber da sua responsabilidade. Muitas bactérias podem ser evitadas pelo processo de lavar as mãos, o que, em muitas vezes, os manipuladores não fazem”. Se colocou à disposição para se reunir com os empresários e estipular datas para repassar orientações aos manipuladores de alimentos e, assim, evitar as notificações como tem ocorrido todos os anos.

O coordenador do núcleo, Ruan Rangel, explicou a dificuldade em encontrar mão de obra qualificada e falou que o IFSC em Lages, tem uma cozinha toda equipada e se dispuseram a realizar um curso para manipulação de alimentos, “mas é preciso estudar a melhor maneira para treinar os colaboradores”. O fiscal Pasetto colocou a vigilância sanitária a disposição para ajudar na questão das capacitações.

O Núcleo

O Núcleo de Gastronomia de Lages é uma parceria entre a Associação Empresarial de Lages (ACIL), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL) e o Sebrae/SC, com o intuito de promover a gastronomia de Lages e melhorar o desempenho e a competividade das empresas que atuam neste segmento.