NotíciasPlanejamento e Controle Financeiro foi tema do 3º módulo do PGVE realizado na ACIL

24/11/2017 - 17:06 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

No terceiro módulo do Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE), realizado nos dias 22 e 23 de novembro, na ACIL, o professor Jair Croce Filho abordou assuntos ligados à área financeira da empresa. Em dois dias os participantes do programa aprofundaram seus conhecimentos sobre custos, fluxo de caixa, planejamento financeiro, orçamento, auditoria, capitalização e rentabilidade.

O professor iniciou enfatizando que “para compreender seu negócio é necessário fazer o planejamento empresarial, entender o relacionamento entre os elementos, montar o orçamento e fazer o controle orçamentário”. O objetivo é que ao final deste módulo o participante possa desenvolver a visão de planejamento e controle empresarial, entender o significado das nomenclaturas e do conteúdo da contabilidade de custos, saber calcular os vários pontos de equilíbrio, saber organizar e montar orçamentos como instrumentos de apoio ao processo de gestão, entender as várias etapas de um processo orçamentário e ter uma visão geral dos sistemas de controle empresarial.

O convidado deste módulo para contar seu case, foi Evandro Muller de Castro, diretor da Buddemeyer, que foi fundada por Friedrich Bernard Buddemeyer em 1951, em São Bento do Sul. A empresa sofreu altos e baixos como todas as outras, mas cresceu de forma consistente. Hoje, conta com 1200 funcionários e uma produção anual de 10 mil toneladas.

O próximo módulo acontecerá nos dias 21 e 22 de fevereiro com o professor Reinaldo Faissal que abordará o tema Gestão de Pessoas.