NotíciasACIL realiza o segundo módulo do PGVE

20/10/2017 - 13:41 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Foi realizado na Associação Empresarial de Lages (ACIL), nos dias 18 e 19 de outubro, o 2º módulo do Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE), com o tema Estratégia Empresarial. Este módulo foi ministrado pelo professor Claudio Garbi, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que abordou assunto como gestão de risco, análise de cenários, macro economia, visão de longo prazo, planejamento estratégico, planos de ação, indicadores de performance, arranjos produtivos, cluster, comunicação estratégica.

O professor destacou que o objetivo é proporcionar aos gestores uma visão econômica local e ao mesmo tempo global, de maneira que possam usufruir dos conhecimentos econômicos em suas atividades pessoais e profissionais. Segundo ele, a estratégia é um ponto muito importante nas operações da empresa, através dela a organização irá reforçar sua posição no mercado e ajudará a atingir os objetivos de desempenho.

A exemplo do 1º encontro, este módulo também trouxe um empresário para apresentar seu case. Desta vez o convidado foi o empresário André Odebrecht, de Rio do Sul, das empresas Cassava S/A e da Bovenau. A primeira utiliza a mandioca como matéria prima em seus produtos e a segunda produz macacos e equipamentos hidráulicos. Odebrecht, compartilhou sua experiência e o desafio de estar à frente de duas empresas de ramos tão diferentes.

O próximo encontro do PGVE será nos dias 22 e 23 de novembro, com o tema Planejamento e Controle Financeiro, que será ministrado pelo professor Jair Croce.

O PGVE é promovido pela ACIL, em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Fundação Empreender e Unisociesc.