NotíciasEmpreendedores compartilham histórias inspiradoras no Seminário do Empreendedor

22/09/2017 - 16:27 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Com o tema “Empreender transforma, é hora de ação!”, encerrou no dia 15 de setembro, a 9ª edição do Seminário do Empreendedor e a 12ª edição de Casos de Empreendedores. O evento foi realizado pela ACIL Jovem em parceria com o Curso de Administração da Uniplac.

A exemplo dos anos anteriores, na edição deste ano empreendedores de sucesso apresentaram seus cases, debateram sobre empreendedorismo e, principalmente, demonstraram ao público que empreender é o melhor caminho para o sucesso na vida pessoal e profissional.

Os primeiros a subir ao palco, no dia 11/09, foram os integrantes da banda lageana, Malbec Trio: Rodrigo Stanck, Abe Salmoria e Juliano Machado. Eles contaram que para poder viver da música, montaram a Oficina da Música, uma escola para ensinar a tocar diversos instrumentos. Um tempo depois foi criada a banda Brazil Hi-Fi, foi nesse momento que perceberam a necessidade de administrar estes projetos como uma empresa.

O segundo a se apresentar foi Gélio Junior que, em 2013, junto com um grupo de amigos, montou uma startup que já faturou 1 milhão de reais. O produto criado por eles é o Simples dental, um software voltado para área de odontologia, onde os profissionais podem marcar consultas, controlar finanças, enviar lembretes de consulta via SMS aos pacientes, entre outras coisas.

No dia 12/09, Henrique Otte contou que sua primeira empresa foi um culto a incompetência e ao abrir a segunda empresa, apresentou a ideia na e levou na Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e lhe disseram que a empresa e a ideia eram muito ruins. Ele não desistiu e deu a volta por cima. Foi vencedor do Sinapse de Inovação em 2013 e , hoje, é proprietário e CEO na Deigma Inteligência de Negócio, uma empresa de consultoria em gestão da sustentabilidade.

Em seguida, Thomás Simon, CTO da Startup Meu Plano, deu uma importante dica para quem quer inovar, “ficar atento e ver quais são os problemas que de fato existem no dia a dia, porque quando menos esperar você pode encontrar a solução e quanto mais amplo for esse problema mais chance você vai ter de fazer dar certo o negócio”, ressaltou ele.

A noite de 13/09 trouxe um painel com Marcelo Cazado, da RIA/SC; Guilherme Letti, da FIESC; Gil Pletsch, do Escritório de Projetos Órion Parque e Tobias Pinto, da Mais Soluções Inteligentes e com mediação de Altenir Agostini, do Sebrae. Eles debateram sobre os procedimentos e como buscar recursos para iniciar um empreendimento. Ao final da noite, as Leoas da Serra receberam uma homenagem pelo título conquistado.

Na quinta feira, 14/09, a empresária Janelise Royer dos Santos foi a primeira a compartilhar suas experiências. Ela percorreu um longo caminho até decidir, junto com o marido, abrir uma filial da Expresso São Miguel em Lages e para se destacar no mercado decidiram que queriam ser reconhecidos pela rapidez e agilidade na entrega, por isso optaram por não transportar mais os materiais que demandavam muito tempo para carregar e descarregar. Já o comunicador Kako Martins contou que começou a trabalhar em rádio aos 17 anos e se apaixonou pela profissão. Até se aventurou por um período na área bancária, mas nunca conseguiu sair do rádio. Segundo ele “todo mundo trabalha para alcançar aquilo que almeja, por isso precisa saber onde quer chegar e sentir prazer com o que faz”.

E para encerrar o evento, a consultora do Sebrae, Neusa Balestrin, subiu ao palco no dia 15/09 para falar sobre a importância  de se definir uma missão de vida. A missão irá determinar cada uma de nossas atitudes, aprendizados e conquistas para se alcançar o que almejamos.