NotíciasSeminário do Empreendedor foi palco de um painel sobre captação de recursos para empreender

14/09/2017 - 18:07 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Qual o procedimento e onde buscar recursos para iniciar um empreendimento tem sido a grande dúvida de muitas pessoas que desejam abrir um negócio próprio. A fim de sanar algumas dúvidas sobre essa questão, o Seminário do Empreendedor realizou na noite desta quarta-feira, 13/09, um painel com mediação de Altenir Agostini, do Sebrae, e a participação de Marcelo Cazado, da RIA/SC; Guilherme Letti, da FIESC; Gil Pletsch, do Escritório de Projetos Órion Parque e Tobias Pinto, da Mais Soluções Inteligentes.

Os painelistas compartilharam suas experiências e deram dicas importantes a quem pretende realizar um projeto inovador. Plestsch explicou que o Escritório de Projetos do Órion Parque não é exclusivo para estudantes, qualquer um que tenha uma ideia inovadora pode ter acesso ao escritório. O Escritório favorecerá o desenvolvimento e implantação de projetos, através do acompanhamento minucioso de todas as etapas necessárias.  Já Letti, do Escritório de Projetos de Inovação da Fiesc, informou que inicialmente eles analisam o projeto para ver em qual edital se encaixa e a empresa precisa comprovar atividades inovadoras, a partir daí é dado um direcionamento ao projeto.

Já Tobias Pinto, compartilhou sua experiência em participar do Sinapse da Inovação, programa no qual teve o projeto de um fone redutor de ruído para bares, boates e máquinas aprovado.  Ele contou que antes de ter seu projeto aprovado no Sinapse, ele foi recusado por diversas vezes, mas foi persistente até que obteve êxito. Segundo ele, antes de inovar é necessário buscar informações sobre o setor desejado, criar uma rede de relacionamento e trocar experiências com quem está a mais tempo no mercado.

Por último, Cazado falou sobre empresas privadas que investem em ideias inovadoras. Em 2007, ele criou o Floripa Angels, que reúne um grupo de executivos de destaque em suas indústrias e com variadas experiências profissionais, que buscam empresas na área de tecnologia, que estejam em fase inicial e tenham um grande potencial de crescimento e ajudam essas empresas a tingir todo o seu potencial. Para ele para ter sucesso é fundamental a troca de ideias entre pessoas empreendedoras, não se pode viver isolado.

Ao final da noite, as Leoas da Serra receberam uma homenagem pelo título conquistado no último sábado.