NotíciasACIL Jovem realiza a 3ª edição do projeto Geração Empreendedora em Lages

01/09/2017 - 13:51 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Os desafios para se tornar um empreendedor e a cultura do associativismo foram alguns dos temas que 23 alunos do segundo ano do ensino médio da Escola de Ensino Básico Nossa Senhora do Rosário, em Lages, aprenderam nos dias 28, 29 e 31 de agosto, na sede da escola.

A iniciativa é parte das atividades da 3ª edição do Geração Empreendedora, um projeto da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), executado por voluntários integrantes dos núcleos ligados ao Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME) e do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (CEJESC), e em parceria com as Associações Empresariais.

O projeto que está sendo aplicado em 21 cidades catarinenses, foi aplicado em Lages pelos nucleados da ACIL Jovem, que ensinaram aos alunos, entre outras coisas, como se tornar um empreendedor, as características empreendedoras e compartilharam suas experiências profissionais e pessoais. A ideia é mostrar a eles os caminhos que podem seguir quando forem escolher uma profissão e os obstáculos que poderão surgir, mas também mostrar-lhes que vale a pena apostar em sua escolha.

Segundo o coordenador da ACIL Jovem, Eduardo Broering, a capacitação focada no empreendedorismo, os desafios das dinâmicas e até mesmo a vivência com empresários voluntários despertam nos jovens o espírito empreendedor antes mesmo da escolha de suas profissões. “Esta é uma oportunidade que muitos de nós empresários gostaríamos de ter tido no passado. Além disso, estar com estes futuros empreendedores é uma grande capacitação para nós da ACIL Jovem, ainda mais com o apoio dessa excelente metodologia desenvolvida pelo CEJESC, CEME e FACISC", declarou ele.

A coordenadora do projeto em Lages, Daniela Fiuza, explicou que o Geração Empreendedora afeta diretamente a autoestima e o grau de consciência dos alunos sobre a importância do posicionamento deles em relação a questões pessoais e sociais. A dica deixada por ela aos jovens foi de que “se quero algo diferente para minha vida preciso tentar coisas diferentes”.

As próximas etapas do projeto consistem na seleção de 10 destes alunos, através de vídeos individuais, onde cada participante expõe os motivos para ser escolhido. Os jovens selecionados terão a oportunidade de passar um dia ao lado de um empresário para acompanhar sua rotina e descobrir a área com que se identificam. Ao final do programa haverá a formatura dos alunos participantes.