NotíciasAUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE OBRAS DA BR 282

13/05/2014 - 16:47 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Por meio de iniciativa do Ministério Público, foi realizada, na manhã de sexta feira (09/05) na ACIL, uma audiência pública para se discutir soluções e esclarecer dúvidas quanto às obras das marginais da BR-282. Estiveram presentes dirigentes do DNIT, do Fórum das Entidades, autoridades locais, imprensa e comunidade.

O presidente da ACIL, Luiz Spuldaro abriu a reunião explicando que o Fórum das Entidades formalizou um relatório indicando diversas irregularidades e falhas na qualidade das obras, porém até o momento este Fórum não recebeu nenhuma resposta por parte do DNIT. “Foi dado resposta apenas a um jornal e a uma revista da cidade. Na qualidade de entidades representativas de Lages e também de cidadãos e contribuintes, temos todo o direito de exigir que o dinheiro público seja bem utilizado. E que de fato as obras sejam feitas com qualidade. Nosso objetivo com essa audiência é ajudar, contribuir com o DNIT e buscar esclarecimentos e soluções”, explicou Spuldaro que cobrou ainda, a qualidade, a boa sinalização e o fluxo orientado do transito para a prevenção de acidentes.

As obras das marginais da BR 282 estão em fase de conclusão e devem estar prontas em alguns meses. Segundo o supervisor do DNIT em Lages, Enio Spieker, o DNIT tem que executar o que consta no projeto. “Não pode haver alterações, pois corremos o risco de sofrer sanções através do Tribunal de Contas e Procuradoria da República, mas vamos analisar alternativas”, afirma. O superintendente do DNIT em Santa Catarina, Vissilar Pretto, se comprometeu a cobrar a empresa executora das marginais sobre a celeridade da obra e buscar os recursos para a implantação das passarelas, que estão entre as prioridades.

Na reunião ainda, além da reivindicação pelas obras das vias marginais, o Fórum das Entidades apresentou os seguintes pedidos: passarelas ao longo da travessia de Lages; estudo para aumento da velocidade para 100/110 km/h  na rodovia; viabilização das terceiras pistas que foram retiradas do projeto Crema; emendas ao orçamento federal visando essas obras e  melhorias; estudos iniciais visando a duplicação da BR 282.

Após a reunião, dirigentes do DNIT e do Fórum das Entidades almoçaram juntos. De acordo com o presidente da ACIL, Luiz Spuldaro, a conversa foi muito produtiva e o superintendente Vissilar Pretto prometeu fazer o possível para atender os pleitos. Uma nova reunião já está agendada para o próximo dia 22 de maio.

Os presentes na reunião

Estiveram presentes representantes do Fórum das Entidades, o Procurador da República em Lages, Dr. Nazareno Jorgealem Wolff; a deputada Carmen Zanotto; o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/SC), Vissilar Pretto;  o Engenheiro Enio Spieker (Dnit/Lages); o Secretário de Planejamento de Lages, Jorge Raineski (representando o prefeito Elizeu Mattos); o Presidente da SC-Parcerias, Paulo Cesar da Costa; o presidente da Câmara de Vereadores, Anilton Freitas; o engenheiro Ricardo Saporiti, consultor técnico da FIESC, a imprensa e a comunidade.