NotíciasJuliano Chiodelli relata a diretoria da ACIL suas funções na SDS

08/08/2017 - 17:40 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Após realizar um excelente trabalho à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Lages, Juliano Chiodelli foi convidado por Carlos Chiodini para fazer parte da sua equipe na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDS). Na reunião da ACIL desta segunda feira, 07/08, o vice presidente da entidade relatou aos empresários que irá atuar para fortalecer o relacionamento com as entidades de classes e na prospecção de empresas.

Chiodelli também atuará em alguns projetos realizados pela SDS, que são fundamentais para o empreendedorismo no Estado. São projetos voltados a fortalecer a economia catarinense, como o SC Bem Mais Simples, que visa diminuir a burocracia e agilizar a abertura de empresas, através da auto declaração, onde, de forma online, o empreendedor irá inserir seus dados e automaticamente geral o Enquadramento Empresarial Simplificado. Ele explicou que no Brasil, se leva em média 119 dias para abrir uma empresa, a ideia é que com esse programa a abertura de empresas em Santa Catarina leve cinco dias.

Outros programas relatados por ele, que merecem destaque são o Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense – PRODEC e o Investe SC. O PRODEC é um incentivo, através do qual, a indústria que pretende implantar ou expandir uma unidade que irá gerar emprego em Santa Catarina, pode postergar o pagamento de um percentual pré-determinado sobre o valor do ICMS a ser gerado pelo novo empreendimento.

A Investe SC é uma agência de atração de investimentos, criada em parceria com a Fiesc, com o objetivo de atrair e facilitar investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico de Santa Catarina. Com informações e orientações estratégicas, estão preparados para apoiar empresas e investidores que desejem implantar uma unidade no estado.

Além destes programas, Chiodelli também destacou o Juro Zero, o Programa Mais Crédito Microempresa, Geração TEC e programa Simplifica, com projetos como o 90 minutos e o Via Azul, que são disponibilizados pela Junta Comercial, um dos órgãos vinculados a SDS.