NotíciasSaúde pública em pauta na reunião da ACIL

08/08/2017 - 17:39 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A situação da saúde pública e dos atendimentos nos hospitais tem sido motivo de grande preocupação para toda a população. Essa preocupação levou os empresários da ACIL a convidar a diretora do Hospital Tereza Ramos (HTR), Beatriz Montemezzo, para participar da reunião da diretoria da entidade, realizada nesta segunda feira, 07/08. Na pauta estavam a conclusão e inauguração do novo bloco do hospital, aparelhos para diagnóstico que estão sem uso e informações gerais sobre o atendimento no hospital.

Segundo Beatriz, o Hospital Tereza Ramos tem o serviço de imagem mais completo de Santa Catarina, podendo realizar exames como broncoscopia, biópsia, colonoscopia, endoscopia, mamografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, entre outros. Somente em 2016 foram realizados 53.628 exames. Porém, a diretora considera muito pouco, “a gente tem condições de fazer muito mais que isso, mas o Ministério da Saúde entende que a Programação Pactual e Integrada (PPI), que determina o número de procedimentos que cada município pode realizar e onde pode ser feito, só vai liberar o que já consta programado”, declarou, citando que o fato de Rio do Sul ser considerado referência em cardiologia, impede que o HTR realize exames e cirurgias cardiológicas, mesmo tendo condições para isso.

Beatriz pediu o apoio dos empresários para mudar essa realidade junto ao Ministério da Saúde, solicitando, junto a Secretaria de estado da Saúde, autorização para realizar os procedimentos de cardiologia em Lages, bem como, uma quantidade maior de exames.

Informou ainda que a obra do novo bloco está dentro do cronograma e está previsto para janeiro de 2018, a entrega para a comunidade catarinense. Foram investidos R$ 76 milhões na estrutura física, que terá capacidade para 92 leitos de internação, 30 leitos de UTI, 09 salas de cirurgia e centro de diagnóstico por imagem. O mobiliário já foi licitado e tem empresa ganhadora, já a passarela está em processo de licitação.

Além do centro de diagnóstico por imagem, o HTR realiza cirurgias de pequeno, médio e grande portes. Somente em 2016 foram realizadas 2.484 cirurgias, o que dá uma média de 207 cirurgias por mês. O hospital também conta com uma unidade de terapia de queimados, assistência de alta complexidade ao paciente portador de Obesidade Grave e em terapia nutricional, atendimento a gestação de Alto Risco; unidade de oncologia, UTI adulto e neonatal, além de clínica médica, cirúrgica e de ginecologia e obstetrícia.


Galeria de imagens