NotíciasFórum das Entidades busca apoio da PRF para alteração da velocidade na BR 282

03/08/2017 - 14:18 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

O Fórum das Entidades Empresariais de Lages realizou na ACIL, na manhã desta segunda feira, 31/07, a primeira reunião sob coordenação de Roberto Amaral. Na pauta definição das bandeiras do Fórum e o superintendente regional da Policia Rodoviária Federal, Carlos Magno, que falou sobre os desafios no novo cargo, fiscalização das condições dos caminhões e alteração da velocidade na BR 282.

O lageano Carlos Magno assumiu recentemente a superintendência da Policia Rodoviária Federal em Santa Catarina e seu maior desafio é o corte de cerca de 40% no orçamento federal. “Houve o cancelamento de algumas ações, como os serviços de ronda e escolta, devido à falta de verba, mas vamos administrar a situação da melhor forma possível”, comentou ele reforçando a necessidade de continuar fomentando programas de educação e segurança para o trânsito, “a fim de tornar o trânsito bem mais humano e seguro”.

Sobre a fiscalização dos caminhões, o superintendente informou que será retomado a Operação Serra Segura, onde os caminhões que não se encontram em condições adequadas para trafegar são notificados, ou até mesmo apreendidos. Já com relação as cargas com excesso de peso que causa danos a pavimentação, Magno informou que a PRF está fazendo uma parceria com o Ministério Público, federal e estadual, para que quando houver uma notificação da PRF por excesso de peso, seja encaminhada ao Ministério Público que emitirá um Termo de Ajuste de Condutas (TAC) por danos ao patrimônio público.

Quanto a alteração da velocidade máxima da BR 282 para 100 km/h, Magno respondeu que está é uma responsabilidade do DNIT, mas conversou com um engenheiro do Deinfra que possui dados operacionais da rodovia, que determinam a média da velocidade em que os condutores estão trafegando. “O Código de Trânsito já prevê 100 km/h em rodovias simples. Com esses dados vamos poder iniciar um estudo técnico e sugerir a alteração da velocidade com respaldo técnico e científico”, completou.

Na reunião também foram reforçadas as bandeiras do Fórum das Entidades, que continuarão acompanhando o andamento e trabalhando pela revitalização do centro e do mercado público, implantação do Lages Business Park, concessionamento da BR 282, pavimentação da estrada da Coxilha Rica, ampliação da rede da Celesc e contratação de profissional para realizar exames de angiotomografia das coronárias no Hospital Tereza Ramos.