NotíciasFACISC LANÇA CAMPANHA PELA DUPLICAÇÃO DA BR-282

21/03/2014 - 10:47 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Em conjunto com as associações empresariais, entidade terá outdoors espalhados em 10 cidades entre Lages e São Miguel do Oeste

A partir da próxima segunda-feira (17.3), quem passar pela BR-282, no trecho que vai de Lages a São Miguel do Oeste, vai encontrar outdoors da campanha “Duplicação da BR-282 - Quem vem tem que voltar”. A estrada tem sido palco de manifestações, sobretudo no trecho do município de Xanxerê, por conta da paralisação das obras de duplicação.

É pensando na duplicação de todo o trecho de escoamento de boa parte da produção catarinense que a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e as Associações Empresariais (ACIs) de municípios do Meio-Oeste, Oeste e Extremo-Oeste decidiram lançar uma campanha para a realização da obra, uma das mais esperadas pelos catarinenses.

Serão 14 outdoors espalhados nas 10 cidades participantes da campanha, que ficam às margens da BR-282: Lages, Campos Novos, Joaçaba, Xanxerê, Xaxim, Chapecó, Pinhalzinho, Maravilha, Vargeão e São Miguel do Oeste. A ideia é sensibilizar motoristas, passageiros e autoridades públicas sobre a importância da duplicação da rodovia para a segurança dos usuários e o desenvolvimento sócioeconômico do Estado. As entidades também pretendem realizar ações junto à bancada catarinense no Congresso Nacional, junto a representantes do Estado no governo federal e a autoridades estaduais.

A Facisc representa 145 associações empresariais em 220 municípios catarinenses, reunindo os pleitos de aproximadamente 32 mil empresas. “Boa parte de nossos associados enfrenta diariamente problemas de logística e transporte por conta das deficiências desta rodovia, que liga três importantes regiões produtivas ao restante do Estado, isso sem falar nas perdas humanas e financeiras ocasionadas por acidentes. Por isso sabemos da importância em ter uma estrada segura e que ofereça condições de acompanhar o crescimento da economia catarinense”, explica o Presidente da Facisc, Ernesto João Reck.

A campanha destaca um dos principais itens da pauta de reivindicações da entidade, que é a melhoria da infraestrutura do Estado, principalmente do interior. Boa parte do escoamento da produção estadual passa pela BR-282 e por isso a Facisc está contando com sensibilização de representantes dos poderes Executivo e Legislativo, nas várias esferas.

Entidades que realizam a campanha com a Facisc:

Lages – Associação Empresarial de Lages (ACIL)

Campos Novos - Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense (ACIRCAN)

Joaçaba - Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC)

Xanxerê - Associação Empresarial de Xanxerê (ACIX)

Xaxim - Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Xaxim (ACIAX)

Chapecó – Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC)

Pinhalzinho - Associação Comercial e Industrial de Pinhalzinho (ACIP)

Maravilha - Associação Empresarial de Maravilha (AE de Maravilha)

Vargeão - Associação Empresarial e Agropecuária de Vargeão (ACIVA)

São Miguel do Oeste - Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Oeste (ACISMO)

Cooperação com o Canadá para escoar a produção

O escoamento da produção catarinense, gargalo para a economia, já contou com outra ação da Facisc em 2013. A entidade firmou termo de cooperação com o Canadá para implementar no Estado o modelo da região canadense de Alberta, que aposta no associativismo para resolver as dificuldades semelhantes que também enfrenta. No Oeste canadense, a região fez, por meio do associativismo dos empresários locais, com que os corredores logísticos e econômicos acompanhassem o ritmo do desenvolvimento, dando mais competitividade à produção. Atualmente, a região tem o sistema logístico e de transporte terrestre mais eficiente do Oeste do País e, até 2016, Alberta deve ser líder no crescimento do PIB real.