NotíciasPresidente da 3M do Brasil confirma participação na Expogestão

17/03/2014 - 17:49 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

À frente das operações brasileiras desde 2011, o salvadorenho José Varela completa o time de palestrantes da Sessão Inovação e Competitividade

Joinville (SC), 12 de março de 2014 - O salvadorenho José Varela, presidente da 3M do Brasil, é o mais novo nome a compor o time de palestrantes da Expogestão 2014, que acontece de 20 a 23 de maio em Joinville (SC). Ao lado do presidente da IBM Brasil, Rodrigo Kede, e do presidente da Whirlpool Latin America, João Carlos Brega, o executivo completará o trio de experts da Sessão Inovação e Competitividade. Um dos destaques da programação deste ano, o painel com a participação das três grandes empresas - todas elas no top do ranking de inovação - está marcado para o último dia do evento (23/05), a partir das 10 horas.

À frente dos negócios da 3M no Brasil desde 2011, José Varela já presidiu as operações do Chile e do Panamá, foi Diretor de Finanças para a região Ásia-Pacífico e Diretor de Processos Globais de Negócios para a América Latina e o Canadá. Há mais de duas décadas atuando na empresa, Varela é um defensor fervoroso da cultura da colaboração criativa para processos e produtos inovadores. Em sua palestra, abordará os 112 anos de inovação contínua da 3M, revelando como manter e expandir uma trajetória de autossuperação permanente. Reconhecida mundialmente por esta competência, a 3M compartilhará com os empresários e executivos do Congresso alguns caminhos para superar este desafio.

No mesmo time de especialistas em inovação está o Presidente da IBM Brasil, Rodrigo Kede. Com investimentos anuais de US$ 6 bilhões em pesquisa e desenvolvimento, a IBM conquistou em 2012, pelo 20º ano consecutivo, a liderança no ranking de registro de patentes, com 6.478 invenções. A conquista do recorde em patentes é resultado do trabalho dos mais de oito mil inventores da empresa nos Estados Unidos e em outros 35 países, incluindo o Brasil. De 1993 a 2012, foram mais de 67 mil patentes somente nos Estados Unidos. Nomeado para a presidência da IBM Brasil em 2012, então com 40 anos, Rodrigo Kede foi o executivo mais jovem a assumir a liderança da companhia e mostrará na Expogestão a cultura de inovação da IBM. Em sua fala, vai detalhar como as tendências tecnológicas - negócios sociais e mobilidade, computação em nuvem, big data – já estão afetando as formas de viver e trabalhar. A computação cognitiva (sistemas que simulam o comportamento do cérebro humano) também é um de seus temas preferidos.

Outra importante participação na Sessão Inovação e Competitividade será a do presidente da Whirlpool Latin America, João Carlos Brega, que trará abordagens sobre inovação, produtividade e consciência social.  Grande fabricante de eletrodomésticos, a Whirlpool tem a inovação como marca registrada. Pela terceira vez está entre as três empresas mais inovadoras do Brasil, segundo a revista Época Negócios. Tem 23 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento e quatro centros de tecnologia, nos quais invenção vira inovação. Em Joinville, centro de referência de inovação em eletrodomésticos no mundo, são desenvolvidos produtos e projetos exportados para mais de 70 países. 

Após a apresentação individual dos palestrantes na Sessão Inovação e Competitividade, será aberto um espaço para o diálogo e o debate entre os especialistas e para que os congressistas façam suas perguntas. Um dos pontos altos do encontro, essa aproximação com os palestrantes é mais uma oportunidade oferecida aos participantes do Congresso para a troca de experiências e conhecimentos, o principal objetivo da Expogestão.

Sobre a Expogestão

Oportunidade ímpar para líderes empresariais e gestores trocar experiências, atualizar tendências e estreitar relacionamentos, a Expogestão 2014 será realizada entre os dias 20 e 23 de maio em Joinville (SC). Além do Congresso, com palestras sobre liderança, gestão de pessoas, empreendedorismo, comportamento, qualidade de vida, inovação, competitividade e tecnologia/mundo digital, o evento conta ainda com Feira de Produtos, Serviços e Soluções Empresariais e Workshops gratuitos promovidos por patrocinadores, apoiadores, expositores da feira, entidades representativas e convidados da Expogestão.

 

Serviço

O quê: Expogestão 2014

Quando: 20 a 23 de maio

Onde: Complexo Expoville, na rua 15 de Novembro, 4315, bairro Glória, em Joinville (SC)

Mais informações: 0800 735-5500

www.expogestao.com.br

www.facebook.com/ExpoGestao

www.twitter.com/ExpoGestao

 

(Fonte: EDM LOGOS -Comunicação planejada para gerar resultados - Assessoria de imprensa)