NotíciasNúcleo de TI da Acil promove curso de Vendas em TI

25/11/2014 - 16:10 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Santa Catarina é um polo tecnológico e o mercado em expansão é uma oportunidade de negócios para muitas empresas de TI. Para aproveitar a crescente demanda, só é preciso saber atrair o cliente. Para as empresas de tecnologia saber como conquistá-lo, o Núcleo de TI da Associação Empresarial de Lages - ACIL, em parceria com a Fundação Carlos Joffre do Amaral (FCJA) e o governo do Estado, por intermédio do Geração Tec, promoveu nos dias 21 e 22 de novembro o curso de Vendas Consultivas em TI, com o facilitador João Alberto Pieper, profissional experiente no desenvolvimento de negócios para venda de software e serviços.

“Vender é uma ciência”, afirma Pieper. “O desafio é desafiar o cliente para que queira o produto”. De acordo com ele, quem vende, oferece os benefícios que um produto proporciona. “A solução é o cliente que compra”, diz.

Há empresas que já entenderam essa estratégia e a colocam em prática. Outras ainda estão em busca das melhores ferramentas para se posicionar no mercado. É o caso de Juliano Furtado. Há 10 anos ele trabalha com vendas e viu no curso uma oportunidade de aprimoramento. “Procuramos algo para aplicar no dia a dia”, comenta.

A intenção do Núcleo de TI em realizar o curso de Vendas Consultivas em TI é exatamente essa, segundo a coordenadora Nelissa Gevaerd Colossi Branco. “O curso auxilia na venda personalizada”, explica. “É importante para abrir horizontes, já que a área de tecnologia é muito abrangente e tem muitas novas perspectivas”.

Como criar a necessidade no cliente, qualificar o mercado, prospectar compradores e vencer outras etapas da metodologia de venda, até o produto ser consumido de fato foram alguns dos temas abordados pelo facilitador João Alberto Pieper.

Ele destaca que quem trabalha com TI precisa ter, além de um excelente time de vendas, um bom suporte técnico. “O apoio técnico é importante e esse é outro desafio”, reforça.

As empresas também têm de aprender a vencer o comodismo, na opinião de Pieper. “Em Santa Catarina existem muitas empresas de TI, a grande maioria é bem pequena, com um número fixo de clientes”, analisa. “Isso é muito comum pelo conceito de que cliente bem atendido, satisfeito, é fiel, mas ele não é eterno”.

Um alerta que Piper também faz é para que as empresas tomem cuidado com a crença de que produto se vende sozinho ou com a ideia de que por indicação o crescimento vem. “É crer em algo que não é real”, observa. “Fosse assim a Coca-Cola não colocaria os caminhões na rua no Natal”.