NotíciasCoordenadores de Núcleo da ACIL recebem treinamento sobre Programa Empreender da FACISC

14/11/2014 - 12:16 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Coordenadores dos Núcleos da ACIL receberam, na última quarta-feira (12/11), treinamento referente ao programa Empreender da Fundação das Associações Empresariais de Santa Catarina - FACISC. O curso foi ministrado pelo Supervisor do Empreender, Clóvis Consoli. 

Cerca de 20 pessoas participaram do treinamento na ACIL. O programa Empreender nasceu em Santa Catarina no ano de 1991 na cidade de Joinville e tem como objetivo aumentar a competividade das micro e pequenas empresas. Ele foi criado no início dos anos 90 no âmbito da cooperação técnica entre Associações Comerciais do Estado de SC com a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e alta Baviera (Alemanha).

Atualmente quase 50% dos estados possui o programa Empreender funcionando. Ele também está em pelo menos mais oitos países. Além de orientar sobre planejamento, liderança, processos, Clóvis explicou sobre metodologia relacionada ao associativismo e benefícios que os núcleos podem obter por meio do programa Empreender. Entre eles, os recursos para a realização de projetos e ações como viagens de grupo para outras cidades e países.

Para ajudar na orientação e elaboração de projetos, a FACISC também disponibiliza consultores, como no caso da ACIL, que conta, atualmente, com três consultores e uma coordenadora. Dentre os frutos colhidos pela Associação até o momento está a aprovação de um projeto do núcleo de Tecnologia da Informação no valor de 230 mil reais. Este foi um dos 42 projetos aprovados em Santa Catarina pela FACISC em 2013. Para junho de 2015 está previsto a realização da nova chamada de projetos. 


Galeria de imagens