NotíciasJovens da ACIL participaram de palestra sobre Adversidades promovida pela ADVB Jovem

06/11/2014 - 09:20 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Empresários da ACIL Jovem participaram, na última terça-feira (04/11), do Almoço de Ideias com o empreendedor Marcelo Germano que palestrou sobre Adversidades. O evento foi promovido pela ADVB Jovem de Santa Catarina em parceria com a ACIL Jovem. Natural de São Paulo, fundador de cinco empresas, sendo que apenas duas faturam 18 milhões de reais por ano. Germano falou sobre a importância de desenvolver habilidades diferentes e saber lidar com as adversidades do dia a dia dentro de uma organização.

“As habilidades que te fizeram chegar até aqui não são as mesmas que vão te levar a diante”, citou o empresário. Ele trouxe exemplos do mercado que mostram que os resultados que temos hoje não são garantias de resultados do amanhã, neste caso mencionou a KODAK, proprietário de um arsenal de patentes na área de fotografia e que hoje ficou obsoleto devido aos avanços tecnológicos na área digital.

Dentre as habilidades mais importantes a serem desenvolvidas por quem deseja alcançar o sucesso ele frisou a Resiliência. Resiliência é uma propriedade física da matéria que determina a capacidade de voltar ao normal após uma ação do meio. Como exemplo citou o papel e uma garrafinha de plástico. Se amassarmos o papel ele não volta facilmente ao seu estado inicial, já se apertarmos a garrafinha e soltarmos, ela volta mais facilmente. “Isso é resiliência e no nosso caso é a capacidade de cair e levantar”, mencionou o estudioso.

Germano explicou ainda que estudos mostram que esta habilidade pode ser nata em apenas 10% dos casos, sendo que pode ser adquirida em 90% das situações. Uma técnica apresentada pelo palestrante para desenvolver a habilidade da resiliência e aprender a lidar com as adversidades é o CRAD. Trata-se de uma estratégia de autoanálise e análise da organização para obter maior controle das situações.

O C significa controle e a pergunta importante é: “quanto controle estou sentindo ou demonstrando ter agora a respeito do problema?; o R é responsabilidade: “até que ponto estou avançando ou recuando da situação?”; o  A corresponde a alcance: “que dimensão estou dando a isso? Até onde estou deixando que chegue?”, já o D significa duração: “quanto tempo acho que vai levar? Até que ponto estou deixando que a adversidade se arraste?”.

Pode parecer simples e sem muita eficiência, no entanto, foi desta forma que Germano conseguiu reverter um problema de fluxo financeiro na ordem de três milhões de reais dentro da própria empresa. O fato teve seu pior momento em fevereiro deste ano. A empresa, que presta serviços de despachante, está, hoje, recuperada. Perdeu apenas um cliente, conquistou vários outros e no último mês de outubro foi onde obteve o faturamento recorde até então.

Sobre Marcelo Germano

Marcelo Germano é administrador pós graduado pela FIA/USP em seguros e previdência com extensão em Empreendedorismo na Babson College (eleita por 20 anos como a melhor escola de Empreendedorismo do mundo). Possui formação em Choach pelo ICI Instituto de Coaching Integrado.