NotíciasFacisc pede comprometimento dos candidatos ao Governo Estadual com as causas empresariais

26/09/2014 - 14:17 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Indicação do presidente da Junta Comercial seja um empresário do Sistema é uma das reinvindicações

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC entregou aos candidatos ao Governo do Estado na noite desta quarta-feira, 24/9, um documento com informações do que Santa Catarina precisa. A cartilha Voz Única 2014, reuniu mais de 600 itens listados pelas associações empresariais de todas as regiões do Estado. Quatro candidatos a governador e um a vice-governador participaram do encontro.

O presidente da Federação, Ernesto Reck, pediu aos candidatos que a Facisc indique o presidente da Junta Comercial do Estado – Jucesc. “Pedimos o compromisso de vocês que o próximo presidente da Junta seja um empresário da área contábil”, explicou.

Outro ponto ressaltado pelo empresário foi a importância da aproximação da classe política e empresarial. “Precisamos trabalhar juntos para resolver questões como o Pacto Federativo”, destacou.

O candidato Afrânio Bopré (Psol) agradeceu à Facisc pela oportunidade. “Diferente de outras federações empresariais, a Facisc convidou todos os candidatos e nos deu a oportunidade de apresentar as nossas propostas”. Ele ressaltou a questão da mobilidade na Grande Florianópolis como um dos pontos a serem melhorados.

Já o candidato Cláudio Vignatti (PT) destacou como uma das suas propostas de campanha a redução das secretarias de desenvolvimento regional. Esta também é uma das bandeiras da Federação listadas no documento. Ele ainda ressaltou questões de infraestrutura e educação.

Eduardo Pinho Moreira (PMDB) destacou as qualidades do Estado de Santa Catarina. “Nosso Estado é o que é por conta do seu povo”. Ressaltou o trabalho feito por Raimundo Colombo (PSD) nos últimos quatro anos.

Paulo Bauer (PSDB) explicou as linhas do plano de Governo. Ressaltou a melhoria da saúde pública e a redução dos cargos.

Janaina Deitos (PPL) falou sobre as dívidas do Estado e que quer saná-las. “Queremos pagar tudo. Esta é uma questão que precisamos enfrentar e gerar uma economia de R$ 2 bilhões reais por ano para investir este valor nas verdadeiras necessidades de Santa Catarina”.

Defesa por mandato único e eleições coincidentes

Outro ponto destacado no documento foi a questão da reeleição e eleições em datas coincidentes. A Facisc defende um mandato de cinco anos, sem direito à reeleição, para cargos de todos os níveis. “Desta forma teremos maior alternância no poder e garantia do pleno exercício da democracia”, ressaltou Reck.

Infraestrutura

A infraestrutura representa 52% das necessidades levantadas no documento da Facisc. Os candidatos falaram sobre suas prioridades e esforços destinados ao tema. Segundo Pinho Moreira, as rodovias estaduais estão a todo o vapor. “As parcerias do Governo do Estado e municípios garantiram o andamento das obras estaduais. O grande problema são as obras federais, as BRs”. Paulo Bauer também falou das obras federais que travam o crescimento do Estado.

Afrânio – “Não devemos estimular em demasia a lógica do transporte rodoviário. Devemos criar as condições gerais para o desenvolvimento. Há necessidade de se pensar a integração de outros modais. Tem muito a fazer. Rodovias estaduais e federais.”

Bauer – “segurança pública Hoje há defasagem no efetivo. Estamos com 1/3 da força que tínhamos. Vamos fazer concurso público para chegar aos 15 mil policiais que é o número que precisamos”.

Janaína – “Saúde – a obrigação do Estado é a promoção da saúde. Os municípios tem investido 25% o Estado não consegue investir 12%. Acabar com organizações sociais. Transformar hospitais em unidades orçamentárias e ser de responsabilidade do próprio Estado”.