NotíciasSetembro Amarelo foi tema de live realizada pelo Núcleo de Saúde da ACIL

24/09/2021 - 13:46 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Com foco no Setembro Amarelo, mês dedicado a conscientização e prevenção ao suicídio, o Núcleo de Saúde da Associação Empresarial de Lages realizou uma live uma live com o psicólogo, Clécio Carlos Gomes, para falar sobre "Como podemos ajudar". A conversa aconteceu na noite de segunda-feira, 20 de setembro.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mostram que 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil. Muitas pessoas que sofrem de depressão e ansiedade e tem desejos suicidas, sofrem em silêncio. Para ajudar quem precisa, precisamos ter consciência de que isto pode estar acontecendo ao nosso lado e prestar atenção as pessoas do nosso convívio. Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, podem indicar necessidade de ajuda.

Ao identificar uma pessoa que está passando pela depressão é importante não julgar e estar disponível para conversar. Segundo Clécio, o suicídio vem de um quadro psicopatológico com transtornos emocionais e destacou que o acompanhamento profissional é fundamental para que o suicídio não se efetive. Falou ainda do lado positivo do processo: pequenas mudanças, outras escolhas com ponto de harmonia e exercer a verdadeira gratidão.

Para quem não conseguiu acompanhar ao vivo, a live está disponível no Instagram do Núcleo: @nsaude.acil.


Galeria de imagens