NotíciasPrograma Gente Catarina é apresentado a diretoria da ACIL

21/09/2021 - 16:38 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A diretoria da Associação Empresarial de Lages recebeu nesta segunda feira, 20 de setembro, o Major Frederick Rambusch, que apresentou o Gente Catarina, um programa do Governo do Estado que visa aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos 61 municípios que apresentam os menores indicadores. Estes municípios apresentam um IDH de até 0,699.

Lages tem um IDH considerado alto (0,770), porém alguns municípios da Serra Catarinense estão entre esses municípios com os menores indicadores, como Bom Jardim da Serra, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, São Joaquim e Urupema. O programa é dividido em três fases e inicia pelos municípios da região serrana.

Alguns dados apresentados por Rambusch demonstram a disparidade nos números ao comparar, por exemplo, a mortalidade infantil de municípios como Pomerode e São Joaquim, enquanto o primeiro apresenta um número de 6,76 por mil habitantes, no segundo esse número sobe para 14,81.

O objetivo principal é construir soluções para problemas como mortalidade infantil, evasão escolar e geração de renda. Para isso, foi construído um plano base que consiste em ações divididas em cinco áreas: fortalecimento da atenção primária da saúde, empoderamento da comunidade escolar, monitoramento da violação dos direitos, mapeamento e desenvolvimento de vocações e guia de articulação territorial. 


Galeria de imagens