NotíciasLideranças da Serra Catarinense participam de reunião da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal

18/08/2021 - 10:42 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, realizou uma audiência pública na manhã desta terça feira, 17 de agosto, onde foi debatido o PLS 261, de 2018, que trata do Novo Marco Regulatório das Ferrovias, a segunda pista do aeroporto de Navegantes, e o aporte de recursos do Governo Federal e Estadual para obras nas rodovias federais em Santa Catarina.

A audiência conduzida pelo presidente da Comissão de Infraestrutura, Senador Dário Berger, contou com a presença do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, dos senadores Esperidião Amin e Jorginho Mello, e dos deputados federais Carmen Zanotto, Hélio Costa e Ângela Amin, do Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, do Secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira, e do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Mauro de Nadal.

Os parlamentares Catarinenses defenderam mais investimentos nas rodovias federais que cortam o Estado e destacaram a importância destas rodovias para escoar a produção do Estado.  Entre as reivindicações estavam as melhorias na BR 282, defendida enfaticamente pela deputada Carmen e demais participantes, que destacaram a importância da revitalização da rodovia e da construção de terceiras faixas. De forma remota, o procurador da República, Nazareno J. Wolff, reforçou a defesa propondo ainda a preparação da rodovia para a concessão.

O Ministro comprometeu-se a remanejar recursos para realizar os projetos da BR 282 e, em seguida, contratar a obra. A deputada Carmen sugeriu que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT invista, emergencialmente, cerca de R$ 10 milhões na revitalização da rodovia, mais uma emenda dela no valor de R$ 3 milhões, com o compromisso de inclusão de emendas da bancada, para o próximo ano, além de possível repasse adicional do Governo do Estado, proposto pelo Governador Carlos Moisés.

Participaram ainda, de forma online, o presidente da ACIL, Carlos Eduardo de Liz, o 1º secretário da ACIL, Antonio Wiggers, o presidente do CDL, Zulmiro Klann, o prefeito de Lages, Antonio Ceron, o ex-prefeito Elizeu Mattos, o presidente da Fiesc, Mário Aguiar, o vice-presidente regional da Fiesc, Israel José Marcon, o gerente para assuntos de transporte e logística da Fiesc, Egídio Martorano, o diretor da Arteris, Antonio César Sass, e do executivo da ACIRS, Cleber Strassum.