NotíciasAssociativismo fortalece o setor de negócios cervejeiros na Serra Catarinense

28/05/2021 - 14:11 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A rápida expansão das cervejarias artesanais levou a Associação Empresarial de Lages a atender a demanda de um grupo de empresários para a criação de um núcleo empresarial com foco em fortalecer o segmento cervejeiro da Serra Catarinense. Assim, surgiu o Núcleo de Negócios Cervejeiros.

Além de discutir os problemas do setor e buscar maneiras cada vez mais eficazes de fomentar essa indústria tão promissora, o Núcleo veio para contribuir com as empresas ligadas a todas as etapas na produção de cervejas, desde os brew shops que comercializam insumos para a produção de cerveja aos produtores de cerveja artesanal em escala profissional, com fábrica própria ou cervejaria cigana, e produtores e beneficiadores de insumos cervejeiros, que buscam melhorar seus processos, gestão e produtos. A união faz com que o setor se fortaleça e trabalhe em sintonia, respeitando o espaço que cada cervejaria procura desenvolver no mercado.

Durante a pandemia da Covid-19, as cervejarias nucleadas não ficaram paradas. Além das vendas por delivery, fizeram uma campanha para incentivar o consumo de cervejas locais, com criação de um rótulo para uso comum com expressões típicas dos lageanos. A cerveja local está relacionada com a paisagem do seu território, os recursos naturais, o povo que ali habita e suas tradições. E, muitas vezes, todos esses valores se perdem no meio do caminho, do produtor ao consumidor de tal produto. Essa ação, buscou fortalecer as cervejarias e valorizar o produto local, incentivando os clientes a darem preferência aos comerciantes locais.

Para fortalecer as empresas nucleadas e fomentar a cultura cervejeira na Serra Catarinense, o Núcleo firmou uma parceria com a revista e passa a assinar uma coluna que trará informações e curiosidades sobre o setor.

Empresas nucleadas

Participam do núcleo a Cerveja Princesa da Serra, Cervejaria Bier Letti, Cervejaria União Serrana, Chopp do Zé, Embaixada Bar, Eiswasser Cervejaria, L’jaica Cervejas Artesanais, Ihops Delivery, Lúpulos Serrana e Serena Brew Shop.