NotíciasProjeto Fazenda de Lúpulo Santa Catarina é apresentado aos diretores da ACIL

19/05/2021 - 14:44 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

O consultor de projetos especiais da Ambev, Felipe Sommer, apresentou na reunião da diretoria da Associação Empresarial de Lages, realizada nesta segunda-feira, 17 de maio, o Projeto Fazenda de Lúpulo Santa Catarina, que tem como objetivo fomentar a cultura do lúpulo, via agricultura familiar, em Lages.

Em 2020, a Ambev deu início ao projeto implementando uma lavoura experimental para testes de manejo, um viveiro com capacidade de produção de 60 mil mudas ao ano, além de uma planta para o processamento do lúpulo. A Ambev fará a doação das mudas produzidas na Fazenda de Lúpulo a pequenos produtores para que possam iniciar o cultivo, além de oferecer todo o apoio técnico, garantindo mais renda para a propriedade.

O projeto prevê ainda a produção de cevada. Para isso, já iniciaram os testes de plantio em uma lavoura experimental na cervejaria. A produção de cevada funciona da mesma forma que a do lúpulo, através de pequenos produtores, que recebem a semente e possuem contratos de venda garantida, porém a produção é ainda muito pequena. De acordo com Sommer, o clima da Serra Catarinense é propício ao cultivo do lúpulo e da cevada, ingredientes utilizados na produção de cerveja. Esta é uma forma de fortalecer a agricultura familiar, além de oportunizar uma fonte de renda extra.

Evento Drive-Thru Solidário

Na ocasião, Sommer também divulgou o evento Drive-Thru Solidário, que será realizado no dia 29 de maio, das 10h às 16h, no Ginásio Jones Minosso, que consiste na troca de uma cerveja por um quilo de alimento. No total estarão disponíveis 10 mil garrafas da Cerveja Colaborativa da Serra Catarinense para troca, e todos os alimentos arrecadados serão doados a entidades filantrópicas.

Além da Ambev e outras cervejarias, participam desta ação os seguintes integrantes do Núcleo de Negócios Cervejeiros da ACIL: Princesa da Serra, Bier Letti, União da Serra, Chopp do Zé, Embaixada Bar, Eiswasser e L’jaica.

O evento respeitará todos os protocolos de segurança para prevenção à Covid-19.


Galeria de imagens