NotíciasDos estudantes que assistiram às palestras pelo Voto Regional da OAB vai à Escola, a pergunta mais frequente foi: “Ainda da tempo de tirar o meu título?”

02/09/2014 - 14:06 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Até o momento, em Lages, foram seis os colégios visitados pelo projeto OAB vai à Escola. Cerca de 1500 alunos de 16 a 18 anos assistiram à palestra do advogado Dr. Pablo Buogo sobre o voto regional, abordagem histórica do início do voto até leis e processos que permeiam os poderes legislativo e executivo, bem como as funções que competem aos deputados.

De acordo com Buogo, a maioria dos alunos demonstrou muito interesse e vontade de participar do processo político atual. “A receptividade dos alunos e dos colégios está sendo muito boa. Depois de entenderem como funcionam as leis, o poder executivo e a importância da atuação dos deputados regionais para a execução de obras e melhorias locais, muitos manifestaram a vontade de votar, no entanto, a minoria tirou o título.” Segundo o advogado, isso não revela um desinteresse, mas sim uma falta de despertar a vontade.

Para ele, as escolas deveriam retomar disciplinas como atividade moral e cívica ou contexto político atual para informarem bem seus alunos a respeito dessas questões sobre democracia. “Após a explanação das palestras, muitos vieram me perguntar se ainda conseguiriam tirar o título, o que demonstra que foram sensibilizados pelas informações a respeito da importância do voto”, destacou Buogo.

A iniciativa OAB vai a Escola é a nível nacional e possui como foco instruir os jovens sobre os poderes e processos políticos atuais. Em cada município ela pode assumir características diferenciadas. Em Lages, por exemplo, ela incorporou a Campanha Serrano Vota em Serrano, apoiando a causa pelo Voto Regional. O entendimento da OAB local é de que a população serrana carece de representantes nas elevadas esferas do governo, e essa carência de representatividade política afeta diretamente o desenvolvimento econômica na região.


Galeria de imagens