NotíciasSecretário de Saúde de Lages relata a situação da saúde no município decorrente da pandemia da Covid-19

23/03/2021 - 18:15 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Atendendo a um convite dos empresários da Associação Empresarial de Lages, o secretário de Saúde de Lages, Claiton Camargo de Souza, participou da reunião online da entidade, realizada na noite desta segunda feira, 22 de março. Ele relatou dados sobre pandemia da Covid-19, vacinação e expectativas.

De acordo com os dados apresentados pelo secretário, no momento da reunião, dos 225 leitos destinados para Covid-19 na Serra Catarinense, 206 estão ocupados, sendo 153 pacientes em leitos de enfermaria e 53 em leitos de UTI. O dado preocupante é que tem 22 pessoas aguardando leito de UTI Covid na Serra Catarinense, 3 pessoas aguardando leito de UTI geral e 7 pessoas aguardando leito de enfermaria Covid. “Os leitos de UTI que estão livre, estão sendo higienizados e serão disponibilizados na sequência”, explicou ele. Nos dados divulgados pelo Governo de Santa Catarina, no domingo haviam 397 pessoas aguardando UTI no estado.

Sobre o perfil epidemiológico, Claiton informou que do total de casos confirmados, 54% são mulheres, porém a mortalidade é maior entre os homens, sendo 57% do total. Dos casos confirmados por faixa etária, 22,68% estão concentrados na faixa de 30 a 39 anos, seguido de 21,97% de 20 a 29 anos. Os indicadores mostram ainda que houve um crescimento na faixa de 10 a 19 anos, chegando a 5,47%. Essas são as faixas etárias que tiveram maior crescimento nas últimas semanas.

Já em relação aos óbitos o perfil é diferente, são os idosos que mais vão à óbito, com uma grande concentração está na faixa 70 a 79 anos com 33%. Apenas 21% dos casos confirmados apresentavam doenças pré-existentes, porém no total de óbitos 85% são desse perfil. O secretário informou ainda que, nos últimos dias, devido as variantes do coronavírus, tem havido um número maior de internação de jovens, inclusive em leitos de UTI. “Esta variante é um pouco mais agressiva e atingido mais o público jovem”. Apesar de estar havendo uma queda no número de casos ativos, a tendência para os próximos dias é que haja um aumento nos casos que necessitam de leito hospitalar.

Outra causa de grande preocupação tem sido a dificuldade dos hospitais em adquirir os Kits Intubação, utilizados em pacientes na UTI. Há muita dificuldade em encontrar estes insumos no mercado, devido ao alto consumo em todo o país. “Temos compras garantidas, mas as entregas não estão ocorrendo”, frisou.

Com relação a vacinação, ele informou que está acontecendo em um ritmo mais acelerado. “Amanhã já começamos a vacinação nas pessoas de 73 anos, na quarta começando os de 72 anos, na sexta os de 71 anos e no sábado e domingo os de 70 anos”, falou.

 


Galeria de imagens