Notícias10 anos do Câmpus Lages do IFSC: Reunião na Acil reafirma parceria entre as entidades

10/03/2021 - 19:53 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Nesta segunda-feira (8) os diretores-gerais do Câmpus Lages do IFSC estiveram na reunião da Associação Empresarial de Lages (Acil), em atividade alusiva ao calendário de eventos em comemoração aos 10 anos do IFSC na cidade. A ideia era passar um histórico de conquistas do período e apresentar os planos para o futuro.
Os presentes na reunião receberam o link para a versão digital do livro dos 10 anos, com a promessa de receberem a edição impressa assim que a situação da pandemia permitir. O atual diretor-geral do Câmpus Lages do IFSC, Vilson Heck Junior, avalia como positiva a atividade.
"Avalio como muito positivo, principalmente no sentido de prestar contas do nosso trabalho, como instituição pública, além de termos uma oportunidade de agradecer à uma associação tão importante em nossa cidade e que foi um dos principais articuladores para a vinda do nosso câmpus para Lages. Também pudemos reiterar nossa disponibilidade para receber e atender as demandas da comunidade, seja no ensino, na pesquisa ou na extensão no futuro", reforça.
Para a primeira diretora-geral do Câmpus Lages, Raquel Matys Cardenuto, falar de IFSC em Lages sem falar da Acil é impossível. "Desde antes do IFSC chegar, ainda em 2007 durante a chamada pública, a ACIL sempre esteve à frente na construção da proposta, envolvendo os atores da comunidade em geral. Depois, quando as cidades estavam se preparando para receber o câmpus definitivo, o IFSC ficou provisoriamente na ACIL e recebeu todo o apoio.", lembra a diretora, que ficou à frente do câmpus de 2009 a 2015. Ela conta que os primeiros servidores iniciaram seus trabalhos ainda no prédio da associação, em 2010, em virtude da obra da sede definitiva ter atrasado.
O presidente da Acil, Carlos Eduardo de Liz, corrobora o sentimento do IFSC e agradece os serviços prestados. "Nesses 10 anos, a história do IFSC se confunde com a história da Acil. O desenvolvimento só se dá por meio da educação e educação de qualidade. Em nome do diretor Vilson, quero parabenizar todos os colaboradores do IFSC e agradecer pela presença", complementa.
"A comemoração fica prejudicada em virtude da pandemia, mas não podíamos deixar de fazer essa menção à Acil nos 10 anos do IFSC em Lages em por tudo o que ela representou e representa. A Acil atuou na busca por contrapartidas para a chegada do IFSC e isso se reflete hoje na formação dos profissionais da cidade", destaca Thiago Meneghel, que foi diretor-geral do câmpus no período de 2016 a 2020 e que hoje coordena o Grupo de Trabalho sobre as comemorações dos 10 anos do IFSC na cidade.

(Por Rafael Xavier dos Passos | Jornalista IFSC)