NotíciasSaúde de Lages esteve em pauta na reunião da ACIL

09/03/2021 - 11:37 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

O Hospital Tereza Ramos (HTR) esteve em pauta na reunião da diretoria da Associação Empresarial de Lages, realizada de forma online, na noite desta segunda feira, 08 de março. Os empresários conversaram com Mauricio Batalha, diretor do HTR, Juliano Chiodelli, subchefe da Casa Civil, e Lucas Neves, coordenador regional do Governo de Santa Catarina.

O diretor do HTR relatou que o maior problema neste momento é a falta de recursos humanos. Além da dificuldade em se contratar novos servidores por falta de mão de obra especializada, ainda tem o problema dos profissionais que estão chegando ao limite emocional e estão pedindo exoneração.

Quanto a abertura da nova ala do hospital, ele informou que a empresa retomará a obra nos próximos dias, porém “para que se abra novos leitos naquele espaço é necessário que a empresa faça uma cessão de espaço, visto que a obra ainda não está finalizada”, explicou acrescentando que “o HTR é o hospital que mais tem leitos de UTI Covid em Santa Catarina”. Quando estiver concluída esta nova ala, serão disponibilizados mais 96 leitos de enfermaria. Hoje, já estão funcionando 26 leitos de UTI no local, que foram destinados a pacientes com Covid-19.

Ele informou ainda que nesta terça-feira (09), acontecerá a entrega oficial de 09 ventiladores e monitores, doados pela Klabin ao estado e que estarão presentes neste ato, o secretário de Saúde, André Motta, e o subchefe da Casa Civil.

Em sua fala, Chiodelli ressaltou a importância da doação destes equipamentos para o enfrentamento à Covid-19, que diminuirão a dor desta situação que está instalada em Lages devido a pandemia. A soma destes equipamentos equivale a aproximadamente R$ 1,3 milhão. Ressaltou ainda que o Governo do Estado está bastante preocupado com a evolução da pandemia no estado e tem procurado adotar ações de uma forma cada vez mais rápida e que evitem maiores danos para a economia.

Lucas Neves destacou que foi designado para promover a aproximação da Serra Catarinense com o Governo do Estado e salientou que o “Governo do Estado é o mais interessado em abrir a nova ala do hospital, especialmente, em um momento com oeste que estamos precisando tanto”.