NotíciasRegional Serra inicia rodada de Reuniões Plenárias da Facisc

04/03/2021 - 10:24 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Na noite desta quarta-feira, 3/3, foi dada a largada da primeira Rodada de Reuniões Plenárias Regionais da Facisc em 2021. A regional Serra inaugurou o calendário com um evento virtual com a presença de todos os presidentes das Associações Empresariais da região. O vice-presidente Antônio Carlos Floriani recepcionou os participantes e lamentou que a reunião ainda não possa ser realizada pessoalmente, mas ressaltou a importância de estarem reunidos. “Temos que ter coerção e coalizão de todas as ACIs”. Já o presidente da Associação Empresarial de Lages, Carlos Eduardo de Liz, falou sobre a essência do associativismo e a importância de realizar ações em prol dos associados. Ele foi o primeiro presidente a relatar as ações realizadas pela Associação Empresarial. Ele falou da essência da associação em unir os empresários em prol de um bem comum. “Conseguimos juntar 380 mil reais para montar um hospital de campanha. Temos que pensar sempre no coração da instituição”. Ele também destacou que após o lançamento do Programa de Aceleração de Núcleos (Pan) pela Facisc a entidade lançou edital para promover ainda mais a retomada das atividades. “Com esta iniciativa queremos qualificar ainda mais os núcleos e retomar o rumo”.

Henrique Foslter Martins, presidente da Associação Empresarial de Urubici, detalhou sobre as ações do Núcleo de Pousadas lançado no final de 2020. “Nossa cidade tem mais 500 meios de hospedagem, destes são formalizados menos de 100. Com o núcleo queremos ajudar na formalização dessas empresas. Estamos interados com a Secretaria de Turismo para ajudar neste projeto. É um pedido muito forte das empresas do segmento”.

O presidente da Aciacop, de Correia Pinto, Guilherme Kuhnen, também participou do evento e compartilhou os desafios frente à entidade. “É um trabalho de recomeço e continuidade. Precisamos reacender a chama do associativismo na sociedade, consolidar a representatividade junto ao poder público e fidelizar associados. Queremos dobrar e até triplicar o número de associados, mas queremos manter os que já temos, oferecer soluções e nos espelhar nas atividades que outras ACIs já realizam na região”.

A Associação Empresarial de São Joaquim, foi representada pelo seu presidente, Felipe Vieira Nascimento, Pit,que detalhou o desenvolvimento da entidade. “Temos buscado a força do empresariado local para atuar por São Joaquim. Fizemos uma arrecadação de material de EPI para o Samu local e para o hospital. Também trabalhamos junto com a Polícia Militar no Plano Safra para seleção de pessoas para auxiliar na colheita da maçã”. Além disso, o presidente ainda destacou o fortalecimento do Núcleo de Jovens e de Ovinocultores da entidade e como a rede de cartões Útil tem ajudado no desenvolvimento da associação.

Gilson Zimmermann, superintendente institucional da Facisc, apresentou as atividades realizadas pelo presidente Sérgio Rodrigues Alves, nos últimos dias.Falou sobre estudos de novas soluções e outros projetos a serem implantamos na Federação.

Outro tema abordado no encontro foi o acesso ao crédito para as associações. A parceria com o Banco da Família foi destacada como de suma importância para os associados das entidades. A diretoria de Soluções Financeiras da Facisc, Isabel Baggio, que também é presidente do Banco da Família, pediu sugestões aos presidentes das entidades no intuito de desenvolver novas soluções nesta área.

A diretora de integração da Facisc, Janelise Royer dos Santos, relatou sobre o planejamento para a sua pasta na Federação e destacou a importância de unir ainda mais os empresários. “Precisamos cativar os associados. Muitas pessoas são associadas, mas não contribuem de forma efetiva e não retiram da entidade o que precisam”.

Larissa Schütz, consultora de Atuação Regional, lembrou que muitos dos resultados alcançados atualmente na região começaram a ser semeados em 2015. “A união que temos hoje faz parte de todo um planejamento e de muito trabalho de muitas lideranças da região”. Ela apresentou algumas ações realizadas nos primeiros meses do ano na região da Serra, como mapeamento e empoderamento das lideranças da Regional, reuniões individuais com diretores com foco em engajamento, alinhamento estratégico com Sebrae referente às capacitações, mapeamento comercial estratégico, gestão e operação do trabalho interno de algumas ACIs com participação ativa da Facisc, além de representatividade em várias instituições e entidades da região. Os empresários Malek Ráu Dabbous, Thiago Mazuhy Andrade, do Cejesc, também participaram do evento e ressaltaram o trabalho realizado pelos jovens empresários na região.

Márcia Schmitt, consultora do Empreender apresentou a reestruturação do atendimento no Programa Empreender. “Esta mudança visou atender melhor as entidades. Vamos ter uma integração e uma troca ainda maior entre as regiões”. Márcia atende atualmente 61 núcleos no Alto Vale e na Serra, 872 nucleados e 15 associações empresariais. A consultora e o coordenador do Programa Empreender na Facisc, Gil Goulart, apresentaram o Programa de Aceleração de Núcleos. A consultora comercial da regional Serra e Grande Florianópolis, Franciele Batalha, apresentou resultados, novas soluções e atuação na regional.