NotíciasPresidente da Celesc faz relato dos investimentos na Serra Catarinense aos diretores da ACIL

23/02/2021 - 11:55 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Investimentos e a qualidade no fornecimento de energia elétrica foram alguns dos assuntos abordados na reunião da diretoria da Associação Empresarial de Lages, realizada na noite desta segunda feira, 22 de fevereiro, que com contou com a participação online do presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins, do diretor de distribuição, Sandro Ricardo Levandoski, do assistente de Relações Institucionais, Eduardo Goulart Scalabrin, e do gerente do Núcleo Planalto, Gladimir Jeremias.

De acordo com os dados apresentados pelo presidente da Celesc, nos dois últimos anos, foram investidos mais de R$ 1,34 bi em todo o estado de Santa Catarina, sendo que deste valor R$ 780 milhões foram no sistema de distribuição. Foram inauguradas 7 subestações e estão sendo construídas mais 5 subestações, para atender todo o estado. Segundo Martins, o Núcleo Planalto (Nuplan) foi a região que teve mais resultado em termos de melhoria da qualidade da energia, com investimentos que chegam a R$ 52,14 milhões.

Recentemente, a subestação em São Joaquim teve sua capacidade ampliada com a instalação de um novo transformador. Além disso, também tem sido realizada a automação da rede, os chamados religadores, que diagnosticam a falta de energia elétrica em uma determinada rede e fazem a reenergização automática sem a necessidade de deslocamento de uma equipe. Isso acontece por algum toque de vegetação por exemplo, onde se desarma a rede e depois esse equipamento consegue reenergizar”, explicou ele. A Celesc tem investido em um novo padrão de rede com fio isolado que por terem uma capa isolante, quando a vegetação toca não ocorre curto circuito, evitando a queda de energia.

Outro investimento grande realizado foi através do programa Celesc Rural. A companhia alimenta cerca de 500 mil unidades consumidoras nas áreas rurais e com as obras que estão em andamento mais as que serão licitadas em breve, irão atender cerca de 230 mil unidades consumidoras. Só na região atendida pelo Nuplac foram investidos mais de R$ 15 milhões. “A gente tá quase na metade do caminho. Precisaremos de mais 2 ou 3 anos para conseguir fazer com que toda a rede da área rural seja revitalizada”, destacou.

A Celesc também realizou investimentos na ordem de R$ 10 milhões em projetos de eficiência energética, que beneficiam famílias de baixa renda e R$ 465 mil em projetos sociais, culturais e esportivos. Investimentos estes na região do Núcleo Planalto.