NotíciasAssociativismo e desenvolvimento regional foram alguns dos assuntos tratados na primeira reunião de 2021 da diretoria da ACIL

09/02/2021 - 14:10 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A diretoria da Associação Empresarial de Lages (ACIL) retomou suas reuniões na noite desta segunda feira, 08 de fevereiro, ocasião em que foram tratados diversos assuntos relacionados ao desenvolvimento regional. Os convidados desta primeira reunião foram o prefeito de Lages Antonio Ceron, a deputada federal Carmen Zanotto e o presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Sérgio Rodrigues Alves.

O presidente da Facisc, que vem trabalhando em cima de cinco pilares (representatividade, capacitação, integração, inovação e desenvolvimento de soluções), destacou que o grande papel da federação é apoiar e ajudar as associações em suas ações e pleitos, por isso tem percorrido todas as regiões do estado. Informou que já encaminhou um ofício ao Secretário de Estado de Infraestrutura e ao Governador Carlos Moisés, com as demandas da ACIL para melhorias na BR 282. Alves salientou ainda que é uma pena que o estado não tenha um plano aeroviário, pois é importante fazer a integração dos aeroportos de Correia Pinto, Jaguaruna e Caçador. Por fim, entregou ao presidente da ACIL, uma placa comemorativa aos 80 anos da associação.

A deputada Carmen Zanotto destacou as três principais bandeiras que tem em comum com a ACIL, que são a conclusão e operacionalização do Aeroporto Regional em Correia Pinto e retomada dos voos, as melhorias na BR 282 e a abertura do Hospital Tereza Ramos. Sobre a BR 282, informou que foram destinadas emendas parlamentares sua, dos deputados federais Caroline de Toni e Celso Maldaner e do senador Jorginho Mello, e com isso puderam indicar os trechos da rodovia que queriam que fossem realizadas as melhorias. Segundo ela, o trecho de acesso a localidade de Índios está como prioridade.

Em sua fala, o prefeito Antonio Ceron destacou que as prioridades da Serra Catarinense são unânimes, sendo a retomada dos voos, a BR 282 e o Hospital Tereza Ramos. Sobre esta última demanda, informou que, na última semana, ocorreu a abertura de mais 25 leitos de enfermaria no hospital. Destacou ainda, que Lages está com baixo número de contaminados pelo novo coronavírus e que a alta taxa de ocupação de leitos de UTI é pelo fato de ter 11 internamentos de pessoas de outras cidades. Reforçou a parceria com a ACIL e o setor produtivo.

Além dos empresários, também estiveram presentes o vice-prefeito Juliano Polese, secretário de Desenvolvimento Econômico, Álvaro Joinha, o secretário de Agricultura e Pesca, Thiago Cordeiro e o superintendente da Facisc, Gilson Zimmermann.