NotíciasDeputada federal Caroline de Toni se reúne com empresários da ACIL

16/10/2020 - 14:39 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A deputada federal, Caroline de Toni, está visitando alguns municípios catarinenses para falar sobre sua atuação parlamentar e ouvir as demandas. Na manhã desta quinta-feira, 15 de outubro, a deputada esteve em Lages, onde reuniu-se com empresários da Associação Empresarial de Lages e lideranças locais. Na reunião foram apresentadas duas demandas da região, uma da educação e outra de infraestrutura.

O reitor da Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac, Kaio Amarante, solicitou o apoio da deputada junto ao Ministério da Educação para converter a dívida proveniente do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies) em bolsas de estudo regionais. Isso ajudará não apenas a Uniplac, mas todas as universidades ligadas ao Sistema Acafe. Como já há uma agenda com o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, e representantes do Sistema Acafe para tratar sobre esta questão, a deputada irá acompanhar a reunião.

A outra demanda diz respeito as rodovias federais que cortam o município. A BR-282, que é uma importante ligação entre o litoral com o interior do estado, precisa ser requalificada, principalmente, no trecho entre Lages e Florianópolis. Um dos pleitos apresentados pelo Procurador da República em Lages, Dr. Nazareno Jorgealem Wolff, é para a concessão da BR-282, no trecho entre a BR-116 e a BR-101 que, segundo ele, a Arteris teria interesse em concessionar. Como sugestão, Dr. Nazareno solicitou o apoio da deputada para uma agenda com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para solicitar um estudo de concessão da BR 282, no trecho entre a BR 101 e BR 116, e se faça a extensão da concessão ou uma nova licitação.

Sobre a BR-116, ele explicou a importância de se fazer um estudo para uma extensão do contrato de concessão da BR-116, no trecho catarinense, pois existe o projeto de duplicação de trechos prioritários. Como estes dois pleitos já estão protocolados em Brasília, a deputada solicitou um relatório sobre a situação destas rodovias para que ela posa intermediar uma reunião com o Ministro da Infraestrutura para os próximos dias.