NotíciasAvança tratativas com companhia aérea para operar nos aeroportos do interior de Santa Catarina

23/09/2020 - 11:20 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Lideranças empresariais e políticas estiveram reunidas na tarde desta segunda feira, 21 de setembro, para conhecer a proposta da empresa Asta Linhas Aéreas para operar voos nos aeroportos do interior de Santa Catarina. Na reunião o CEO da companhia, Adalberto Bogsan, o diretor de operações, Marcos Ferreira e o diretor comercial, Fabiano Oliveira, apresentaram a companhia e um estudo preliminar de rotas e valores.

A Asta é uma companhia aérea do Mato Grosso que atua no mercado desde 1995. Dispõe de aeronaves Grand Caravan com capacidade para transportar nove passageiros, além de dois tripulantes.

A rota preliminar apresentada por Oliveira, na segunda, terça e quarta, a aeronave faria a ligação dos aeroportos de Lages, Caçador e São Miguel do Oeste com Curitiba e, na terça e quinta, com Florianópolis. Neste estudo preliminar, as tarifas variam entre R$ 400 e R$ 700, porém esse cálculo foi feito com base no ICMS do Mato Grosso. Segundo ele, esse valor poderá ficará mais atrativo.

Ainda de acordo com Oliveira, para que os voos se tornem viáveis economicamente é necessário um mínimo de 65% de ocupação da aeronave e salientou que a Asta precisa da garantia desta ocupação, adquirindo os bilhetes antecipadamente. O presidente da ACIL, Carlos Eduardo de Liz, informou que foi realizado um levantamento junto as empresas associadas e verificou-se uma alta demanda por voos e relatou que em conversas anteriores, a ACIL e o CDL se comprometeram a garantir essa ocupação mínima. Também colocou à disposição uma pessoa para realizar a recepção dos passageiros.

O prefeito de Lages, Antonio Ceron, achou a proposta interessante e designou Amauri Bacci e Leonardo Spuldaro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, para auxiliar nesse processo. Tanto o prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, quanto o secretário de Governo de Caçador, Roberto Marton Moraes, se mostraram bastante interessados na proposta e se dispuseram a realizar reuniões com a Asta e associações empresariais de suas cidades.

Também participaram desta reunião a vice-presidente da ACIL, Janelise Royer dos Santos, o vice-presidente de Infraestrutura da ACIL e coordenador da comissão Pró Voo Regional, Anderson de Souza, o 1º secretário, Antonio Wiggers, o 1º tesoureiro, José Maximiliano Capelletti Batalha, a 2ª tesoureira, Lucia Helena Machado, executivo da ACIL, Alberto Engel, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages, Marcos Tortelli, o vice-presidente da Serra Catarinense pela Fiesc, Israel José Marcon, o coordenador do Fórum das Entidades Empresariais de Lages, Jeferson Rodrigo de Oliveira, o gerente de Infraestrutura Aeroviária da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, George Picinato.