NotíciasCoronaDados é apresentado aos empresários da ACIL

22/07/2020 - 17:16 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Sistema desenvolvido pelo SESI que auxilia no monitoramento da saúde dos trabalhadores foi apresentado pela gerente executiva do Sesi/Senai na Serra Catarinense, Silvia De Pieri Oliveira, aos diretores da Associação Empresarial de Lages, na reunião virtual realizada nesta segunda feira, 20 de julho.

De acordo com a gerente executiva, com o CoronaDados é possível identificar os trabalhadores com o coronavírus logo no início dos sintomas. “Ele permite que as empresas monitorem a evolução do vírus entre seus colaboradores, desde os primeiros sintomas, e auxilia a tomar as decisões certas para conter a disseminação”, explicou.

O sistema é simples. Ele é abastecido por dados informados pelos próprios trabalhadores. Todos os dias eles respondem se apresentam ou não sintomas, através de um assistente virtual pelo Telegram. Os sintomas possuem pontuações, identificando se a pessoa está com risco baixo, médio ou alto de ter contraído a Covid-19. Essa informação é levada automaticamente para o CoronaDados. Com base nestas informações, as equipes de saúde e segurança do trabalho das indústrias podem agir, promovendo o isolamento preventivo, testes e ações de higienização do ambiente.

Este sistema também permite acompanhar o tempo de recuperação dos infectados e contribui para o chamado "achatamento" da curva de contaminação.