NotíciasDiretoria da ACIL recebe o prefeito de Lages em sua primeira reunião de 2020

04/03/2020 - 09:01 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Festa do Pinhão, Mercado Público, Praça da Catedral, infraestrutura e finanças foram alguns dos assuntos abordados na primeira reunião da diretoria da Associação Empresarial de Lages, sob o comando de Carlos Eduardo de Liz, que contou com a presença do prefeito Antonio Ceron. Também estiveram presentes os secretários municipais da Administração e Fazenda, Antonio Arruda; do Meio Ambiente, Eroni Delfes Rodrigues; Semana, Jurandi Agustini; Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mario Hoeller de Souza; Fundação Cultural, Gilberto Ronconi e Procurador do Município, Agnelo Miranda.

O primeiro assunto abordado pelo Prefeito foi a licitação da concessão da Festa do Pinhão, em que duas empresas apresentaram propostas, mas nenhuma cumpriu 100% o que pedia no edital. As duas empresas têm uma nova oportunidade para apresentar os documentos pedidos no edital no dia 11 de março, quando serão abertas as propostas. “Isso não impede que uma das duas entre com recurso, mas nós estamos otimistas que no dia 11 teremos a empresa vencedora”, comentou.

Sobre a obra do Mercado Público, Ceron informou que a obra será entregue até o final do mês de junho. Em paralelo, representantes da ACIL, CDL, Orion Parque e poder público estão trabalhando na formatação do melhor modelo de gestão para o Mercado. Quanto a revitalização do Centro, no momento estão em obras o calçadão Túlio Fiúza de Carvalho e a Praça João Ribeiro, sobre a qual o Prefeito adiantou que o desenho da araucária será feito com mosaico, o que evitará o desgaste. As próximas etapas compreendem as Ruas Presidente Nereu Ramos, Coronel Córdova e parte da Correia Pinto. Ele destacou ainda que 40 ruas estão em obras e todas sendo executadas por empresas de Lages e, em breve, serão feitos a drenagem, esgoto, pavimentação e calçadas nos dois lados da Rua Cirilo Vieira Ramos.

Quanto as contas públicas, o secretário de Administração e Finanças, Antonio Arruda, relatou que mesmo pagando dívidas de longo e curto prazo, a Prefeitura ainda tem conseguido realizar algumas obras. De acordo com ele, de 2016 a 2019, foram pagos R$ 46 milhões da dívida do município e para o Fundo de Previdência foram pagos R$ 52 milhões. De acordo com ele, a média de pagamento anual é de R$ 32 milhões, o que equivale quase a um Financiamento para Infraestrutura e Saneamento (Finisa), cujo contrato foi de R$ 35 milhões e prazo de pagamento de 10 anos. “A prefeitura está andando e pagando as contas. Tem capacidade de pagar um Finisa por ano se comparado ao valor de dívidas pago anualmente”, finalizou.