NotíciasConselho Municipal de Desenvolvimento Econômico aprovam doação de terrenos para 30 empresas lageanas

27/11/2019 - 11:16 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Na última sexta feira, 22 de novembro, os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, se reuniram na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo para deliberar sobre o destino de terrenos encontrados nas áreas industriais de Lages a serem revertidos, através do trabalho da equipe do departamento de Desenvolvimento Econômico, juntamente à Ouvidoria e à Procuradoria Geral do Município (Progem). Além da situação do destorcimento do propósito de doações constatou-se terrenos considerados “perdidos” há algum tempo.

O Conselho Municipal aprovou a doação de terrenos para 30 empresas lageanas de pequeno e médio porte. Para tal foi respeitada a ordem cronológica das inscrições protocoladas na Secretaria do Desenvolvimento, lembrando que havia cadastros datados de 2012, conforme lista previamente entregue ao Ministério Público (MP) e à Câmara de Vereadores.

São empresas pertencentes a ramos diversos, contudo, procurou-se estudar cada caso e geograficamente tentar deixar próximos os empreendimentos de áreas iguais ou semelhantes, como construção civil, engenharia e metalmecânica, atribuindo atenção especial também à proximidade e à mobilidade dos funcionários do local de trabalho até suas casas, facilitando, deste modo, a aquisição de insumos das empresas entre si e os deslocamentos dos trabalhadores.

As decisões do Conselho dependem dos trâmites burocráticos, acredita-se que a entrega deva acontecer de forma imediata. Para o presidente da ACIL e membro titular do Conselho, Sadi Montemezzo, esse é um grande avanço para o desenvolvimento de Lages. “Se o terreno não está servindo o propósito para o qual foi doado deve ser devolvido a prefeitura para que outra empresa possa ser beneficiada. Precisamos ajudar no desenvolvimento das empresas e da cidade”, ressaltou ele.

Ainda restam em torno de 20 empresas e dentro de um curto prazo a fila de espera dos terrenos deverá estar zerada. Para isto basta apenas a concretização das reversões, já em andamento no departamento jurídico da prefeitura.

(Fonte: Prefeitura Municipal de Lages)