NotíciasACIL investe em energia fotovoltaica

06/11/2019 - 14:47 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Buscando maior eficiência energética, a Associação Empresarial de Lages fez um grande investimento na instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica. Uma alternativa para a redução de custos, pois possibilita a economia de até 90% na conta de energia, além de contribuir com a sustentabilidade do meio ambiente.

Ao entregar a obra, no dia 04 de novembro, o engenheiro Everaldo Wiggers, da Wiatec, explicou que o sistema implantado funciona como geração distribuída, ou seja, é gera a energia no local de consumo. Os módulos fotovoltaicos captam a irradiação solar para gerar a eletricidade, e esta eletricidade é usada para alimentar equipamentos elétricos da associação. O excedente gerado será lançado na rede e transformado em créditos pela concessionária para ser usado em outros períodos. 

De acordo com Wiggers, a média de consumo mensal de energia na ACIL é de 2.160 kWh. Foram instalados 61 módulos de 340w, que tem capacidade de gerar 2.175 kWh/mês. “Entre os meses de outubro e fevereiro, quando há mais incidência de sol, deverá ser gerado um volume de energia muito acima do consumido, o que será compensado nos demais meses onde a tendência é gerar um volume menor do que é consumido. A média de um ano, entre geração e consumo, é de que gere um pouco a mais do que o consumo”, explicou.

De acordo com o presidente da ACIL, Sadi Montemezzo, a diretoria optou por implantar o sistema na entidade devido a economia que irá gerar. “A energia solar é muito vantajosa. Além de exigir pouca manutenção, é uma energia limpa e contribui com o meio ambiente”, falou Montemezzo.


Galeria de imagens