NotíciasSanta Catarina ganha Conselho Estadual dos Núcleos de Inovação

06/11/2019 - 10:18 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Um dos estados mais inovadores do Brasil, SC ganhou nesta terça-feira (05/11) um novo ambiente para a discussão e deliberação de assuntos relacionados ao setor de inovação.

Composto inicialmente por representantes de empresas de dez municípios catarinenses por meio dos Núcleos que trabalham com o tema Inovação das Associações de Balneário Camboriú, Blumenau, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça, Pinhalzinho, Rio do Sul, Maravilha e Lages, o novo Conselho Estadual dos Núcleos de Inovação (Ceni), fomentará a inovação em diferentes regiões do estado, além do ecossistema já existente e articulará a formação de novos núcleos nas cidades que ainda não tratam o tema.

“Este é mais um marco histórico para a FACISC. Tenho certeza que teremos um Sistema ainda mais forte, com empresas mais competitivas, disseminando inovação pelo Estado e fomentando a abertura de mais núcleos. Criamos um conselho com propósito e duradouro, por isso tenho a certeza de que estamos preparados para os desafios que virão, pois desde o início planejamos e organizamos cada passo para que o Ceni fosse algo consistente”, destacou o diretor de inovação, Daniel Luz.

O evento contou com a presença do gerente da unidade de desenvolvimento regional do SEBRAE SC, Paulo Rocha, do representante da Acate, Marcus Lichtbaul, e dos representantes dos outros braços estaduais da Federação, como o Conselho Estadual da Mulher Empresária, Janelise Royer dos Santos e o presidente do Núcleo Estadual de Automecânicas, Anderson Marchi.

Empreendedor e inovador Alexandre Weimer, palestrou no evento trazendo como tema as pessoas como a matéria prima base para a inovação.   “O ato de inovar sempre aconteceu, a diferença é que hoje inovamos diferente. Para um jovem por exemplo, inovar pode significar ter uma atitude off line”.

Segundo Alexandre, quando se fala de inovação é preciso mudar o pensamento e por isso mudar o pensamento dos empreendedores sobre o que é inovação, pois só assim será possível inovar. “É preciso ter pensamento compartilhado. O conhecimento que nos trouxe até aqui não nos levará adiante, Inovação não é tecnologia é fazer coisas inesperadas”, destacou. Inovação não é tecnologia.

Na ocasião os representantes dos Núcleos participantes do Ceni também compartilharam algumas experiências locais apresentando rapidamente os trabalhos realizados no último ano, como por exemplo, o Núcleo de Inovação da ACI de Joinville que levou para o debate de toda a Associação a temática dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com o auxílio do consultor regional da Facisc, Giovane Pereira, no período da tarde os participantes deram início aos procedimentos operacionais do novo Conselho, com a validação do Regimento Interno, escolha da coordenadoria, os propósitos e o planejamento para 2020.

(Texto e foto: Graziella Itamaro/FACISC Comunicação corporativa)