NotíciasFórum de Desenvolvimento Econômico apresentou Observatório Socioeconômico: ferramenta criada para alcançar o desenvolvimento regional

31/10/2019 - 15:05 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A segunda edição do Fórum de Desenvolvimento Econômico realizada pelo Núcleo de Jovens Empreendedores (ACIL Jovem) da Associação Empresarial de Lages realizou na noite desta terça feira, 29 de outubro, no Centroserra, reuniu diversas lideranças empresariais e autoridades de Lages.

Durante o evento, Gil Plescht, membro do Comitê Gestor do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pela Prefeitura de Lages em parceria com o Sebrae, composto por 34 ações, das quais se destacam o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP); o Plano Estratégico de Desenvolvimento Municipal (PEDEM); o Plano de Gestão Estratégica Municipal (PEGEM); a Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor); a Sala do Empreendedor. Com o desenvolvimento da Cidade Empreendedora percebeu-se a necessidade de criar uma identidade própria para a cidade. O trabalho foi realizado pela empresa Glóbulo, que irá apresentar a etapa conclusiva do projeto Criaticidade, no dia 21 de novembro.

Logo após, o diretor do Orion Parque, Claiton Camargo, fez uma breve apresentação sobre o Observatório da ACATE, que apresenta dados sobre o ecossistema, o que ajuda a entender os desafios do setor e a entender como desenvolver ações para impulsionar ainda mais o empreendedor.

Em seguida, a professora Cristina Yamaguchi apresentou o Observatório Socioeconômico, que funcionará na Uniplac a partir de 2020. Com base na Agenda 2030 foram priorizados quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) alinhados com a realidade regional, para nortear os trabalhos que serão realizados no Observatório, são eles: saúde, educação, segurança e emprego e renda. O objetivo é criar metas relacionadas a cada objetivo e buscar o entendimento do que precisamos para alcançar o desenvolvimento regional sustentável.

Ao final do Fórum foram levantados questionamentos que servirão para dar início aos trabalhos do Observatório Socioeconômico, que buscará responder a cada uma destas perguntas visando o desenvolvimento regional.