NotíciasDiretores da ACIL recebem chefe da Delegacia da Polícia Federal em Lages

31/10/2019 - 14:51 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Empresários da Associação Empresarial de Lages receberam na reunião desta segunda feira, 28 de outubro, o chefe da Delegacia da Polícia Federal em Lages, Delegado Carlos Rocha Sanches. Ele fez um relato sobre os serviços prestados pela delegacia que foi instala em Lages em 2006 e é responsável por 37 municípios da Serra Catarinense.

A polícia federal atua essencialmente, em três eixos, sendo polícia judiciária, preventiva e administrativa. De acordo com Sanches, os principais delitos cometidos em nossa região são: contrabando; dinheiro falso; desvio de dinheiro público (isso não significa que o desvio seja feito pelo prefeito, muitas vezes esse delito é cometido por um funcionário); fraudes contra a previdência; e fraudes contra a receita federal. “Esses cinco delitos demandam muito de nossa atenção e estão classificados no eixo da polícia judiciária, pois necessitam de investigação”, explicou.

No eixo da polícia administrativa a delegacia realiza diversas atividades, entre elas emissão de passaportes, fiscalização de produtos químicos, fiscalização de segurança privada armada, controle de entrada e saída de estrangeiros, controle de armas. O delegado destacou o crescimento de 20% no número de passaportes emitidos em toda a região de abrangência da delegacia; e o grande volume de estrangeiros vivendo em toda a região. “Nossa região de Lages não tem uma demanda tão grande, mas área atendida pela delegacia tem um volume muito grande de estrangeiros. E tem muitas empresas substituindo a mão de obra nacional por estrangeiros”, comentou Sanches.

A atuação da polícia federal depende do delito. Há pequenas coisas que demandam muito tempo, como por exemplo, o roubo de um notebook em um órgão federal ou um falso testemunho na justiça do trabalho serão destinados à polícia federal para investigação.