NotíciasPrevenção ao AVC esteve em pauta na reunião da ACIL

03/09/2019 - 17:18 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A importância da prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) esteve na pauta da reunião da diretoria da Associação Empresarial de Lages desta segunda feira, 02 de setembro. O assunto foi abordado pelo enfermeiro André Faria e pelo psicólogo Guilherme Secchi, do Centro Especializado em Reabilitação (CER II) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), responsáveis pela organização do evento Correndo do AVC 2019.

O AVC acomete cerca de 1,8 pessoas por dia na Serra Catarinense. Este número foi repassado aos empresários pelo enfermeiro André Faria. Segundo ele, o maior desafio é garantir a identificação precoce dos sinais do AVC e o encaminhamento do paciente em tempo ao Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, que é referência e habilitado para este tipo de atendimento.

Caso exista a suspeita de que alguém esteja tendo um AVC, existe um teste composto por 4 passos simples, o teste SAMU. “Primeiro peça para a pessoa sorrir e repare se a boca fica torta. Depois peça um abraço e verifique se a pessoa consegue levantar os dois braços. Solicite que a pessoa cante uma música e atente para a voz arrastada. Se você identificar um ou mais desses sinais, ligue para 192 e solicite um atendimento médico de urgência”, explicou Faria. O AVC pode ser evitado através da perda de peso, exercícios regulares, alimentação saudável, evitar o tabagismo e priorizar a qualidade de vida.

O CER II funciona desde maio de 2016 e trabalha com a reabilitação de pessoas com deficiência, inclusive pacientes acometidos pelo AVC. A equipe é composta por pedagoga, fonoaudiólogas, psicólogos, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistente social, nutricionista, educador físico e músico. De acordo com Secchi, o CER II realizará no dia 06 de outubro, em parceria com a Rede Serra AVC e o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, o 2º Correndo do AVC. “O objetivo é chamar a atenção da sociedade sobre a importância da prevenção ao AVC através de atividades físicas”, destacou. A competição terá dois percursos, o primeiro de cinco quilômetros e o segundo de 10 km.

O Correndo do AVC terá um custo total de R$ 29.119,00. Secchi e Faria estão buscando apoio de empresas para a realização, por meio de cotas de patrocínio nos valores de R$ 500,00, R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00. Os interessados em ajudar esta causa podem entrar em contato diretamente no CER II, na Uniplac, pelo telefone 49 3251.1165.